
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informou que tão logo os equipamentos para as cirurgias estejam em funcionamento os serviços serão normalizados. HC UFU
HC-UFU/Divulgação
A Prefeitura de Uberlândia informou no sábado (3) a paralisação de exames de colonoscopia e a redução em 50% dos exames de endoscopia realizados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Prefeitura, um ofício enviado no fim de janeiro pelo Setor de Contratualização e Regulação (STCOR/HC-UFU) informou a paralisação dos atendimentos contratados devido à falta de insumos.
O HC-UFU informou que tão logo os equipamentos estejam em funcionamento os serviços serão normalizados. O Setor de Contratualização e Regulação do HC-UFU/Ebserh destacou, ainda, que de janeiro a novembro de 2023 foram realizados 3.200 exames. Deste total, 987 foram colonoscopias e 2.213 endoscopias. Leia a nota completa na integra mais abaixo.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que:
“Reforça que segue em diálogo com a instituição para regularizar a situação, mas notificará a unidade, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, diante do descumprimento do Convênio nº 001138/2022 – assinado entre as partes no fim do ano passado. Apesar dos repasses regulares pelo município, ainda não foi informado o motivo do HC-UFU não conseguir materiais e equipamentos para a realização dos exames contratados.
O bloqueio e a redução impactam na efetivação de inúmeros exames de colonoscopia e endoscopia oferecidos à população. A pasta reforça que dispõe de parcerias com clínicas para continuar o andamento dos procedimentos, entretanto, a decisão da HC-UFU deve afetar a fila, que está em depuração conforme cronograma do programa Alô Saúde.”
O que diz o HC-UFU
Por sua vez, o Colegiado Executivo do HC-UFU informou que a suspensão é temporária e ocorreu por necessidade de manutenção corretiva nos equipamentos.
“A decisão de suspender a realização de exames ambulatoriais foi uma medida para garantir o apoio terapêutico para os pacientes já internados na unidade e para os que são atendidos no Pronto-Socorro (urgência e emergência).
A Prefeitura de Uberlândia foi comunicada da decisão pois é a gestora da rede e para que possa realizar o remanejamento dos exames eletivos entre os prestadores do serviço.
O Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh reforça o seu papel de prestador de serviços de saúde de qualidade para a comunidade e se coloca à disposição para mais esclarecimentos. Tão logo os equipamentos estejam em funcionamento os serviços serão normalizados.
O Setor de Contratualização e Regulação do HC-UFU/Ebserh destaca que, de janeiro a novembro de 2023, foram realizados 3.200 exames (987 colonoscopias e 2.213 endoscopias). Os dados são do Datasus.”
LEIA TAMBÉM:
PREVISÃO DO TEMPO: Pancadas de chuvas são previstas em Uberlândia e região
BALCÃO DE EMPREGOS: Confira oportunidades de trabalho em Uberlândia e região
ECONOMIA: ‘Não existe socorro com dinheiro do Tesouro’, diz Haddad sobre empresas aéreas
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas