Médica cirurgiã Rosana Leite de Melo assume a secretária de saúde de Campo Grande


Rosana atuava na pasta como secretária-adjunta desde 2022. Durante o governo Bolsonaro, a médica assumiu cargo de confiança no Ministério da Saúde. Rosana Leite de Melo
HRMS/Divulgação
A médica cirurgiã Rosana Leite de Melo assume a secretaria de Saúde (Sesau) de Campo Grande. O decreto com a nomeação foi publicado em 1º de fevereiro e os serviços à frente da pasta começaram a ser desempenhados nesta segunda-feira (5).
Desde 2022, Rosana atuava como secretária-adjunta da Sesau. A médica assume a vaga que era do vereador Sandro Benites, que saiu do cargo para voltar aos trabalhos na Câmara, em Campo Grande.
Rosana assume a pasta em meio a campanhas contra a dengue, intensificação das vacinação e em ano político.
A médica, de atuação nacional, esteve presente durante o governo Bolsonaro (PL), em 2021. À época, Rosana assumiu o cargo de secretária extraordinária no enfrentamento à Covid-19. No trabalho, a especialista ajudou Queiroga, então ministro da Saúde, em medidas contra o coronavírus no Brasil.
Quando secretária do Ministério da Saúde, Rosana foi uma aposta para apaziguar relações com apoiadores bolsonaristas que defendem medicamentos sem eficácia, ou ainda questionam eficácia de vacinas, e a ciência.
Quem é Rosana Leite de Melo?
A médica Rosana Leite atuava como diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, referência no tratamento de pacientes com a doença no estado.
Rosana é médica cirurgiã de cabeça e pescoço e servidora pública federal desde 2003. No mesmo ano, começou a trabalhar no HRMS e em 2014, começou a atuar como professora do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
De 2017 até agosto de 2019, Leite era coordenadora-geral de residências em saúde no Ministério da Educação (MEC). Em 6 de novembro de 2019, meses antes do início da pandemia, assumiu a presidência do HRMS.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.