CPFL inicia nova manobra para controle de plantas aquáticas na barragem de Salto Grande


Processo de vertimento controlado deve estimular escoamento das algas até o Rio Piracicaba, que não deve ser prejudicado, segundo a CPFL. Começa ação de manejo para controle de algas que cobre represa de Americana
A CPFL Renováveis vai começar nesta segunda-feira (5) uma nova manobra para controle de plantas aquáticas na barragem de Salto Grande, em Americana (SP). O vertimento controlado tem o objetivo de aumentar o volume de água para estimular o escoamento das macrófitas.
Atualmente a PHC Americana realiza regularmente a remoção mecânica das plantas do reservatório. Em dezembro, a CPFL obteve uma autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para realizar o vertimento. O processo deve ter duração de 60 dias.
🌿 Entenda abaixo como vai funcionar:
A manobra de vertimento controlado envolve a abertura da comporta de superfície da PHC Americana, com uma saída controlada de água;
Com o volume, as plantas aquáticas seguirão o fluxo natural, chegando ao Rio Piracicaba já quebradiças;
Dessa forma, a capacidade de sobrevivência e reprodução deve ser significativamente reduzida.
Plantas aquáticas na barragem de Salto Grande, em Americana
Reprodução/EPTV
O Rio Piracicaba pode ser prejudicado?
De acordo com a CPFL, as plantas aquáticas liberadas pela barragem de Salto Grande são mais frágeis do que as que já existem no Rio Piracicaba. Além disso, ocorrem em baixas proporções e têm uma baixa probabilidade de se proliferar descontroladamente.
Durante o processo de vertimento, a CPFL vai monitorar o Rio Piracicaba a fim de comprovar a manutenção dos padrões de qualidade da água e usos do rio, principalmente nas áreas de captação para abastecimento.
O que causa o surgimento das plantas aquáticas na barragem?
A CPFL informou que a alta carga orgânica no reservatório, provocada pelo processo de uso e ocupação da bacia do Rio Atibaia, resulta na degradação da qualidade ambiental da bacia e cria condições favoráveis para a colonização por macrófitas aquáticas.
A diminuição da proliferação e do acúmulo dessas plantas podem ser realizados por alguns métodos de manejo, como a remoção mecânica e o controle químico. Todos esses métodos foram e continuam sendo estudados e aprimorados.
Barragem de Salto Grande
A Pequena Central Hidrelétrica (PHC) de Americana, também conhecida como Usina Hidrelétrica de Salto Grande, é operada pela CPFL e tem capacidade instalada de 30 Mega Watts. A PHC conta com três unidades geradoras de energia e seu reservatório ocupa uma área de 11,9 m².
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.