Campeonato de cubo mágico reúne competidores de 4 estados do Brasil em Morro Reuter


Participantes disputaram em 13 modalidades, que iam desde resolver o quebra-cabeças com uma mão só até vendados, memorizando as cores. Campeonato de cubo mágico reúne competidores de 4 estados do Brasil em Morro Reuter
Brasileiros de quatro estados disputaram um campeonato de cubo mágico em Morro Reuter, cidade a 65 km de Porto Alegre, no último final de semana. Ele ocorreu no sábado e no domingo (4). Participaram 58 competidores de diferentes idades, entre moradores do Rio Grande do Sul e visitantes de Santa Catarina, Paraná e Bahia.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Havia 13 modalidades, com diferentes tipos de quebra-cabeças e regras, que iam desde resolvê-los sem enxergar, vestindo uma venda, e até usando só uma das mãos, em vez das duas (saiba mais abaixo). A modalidade mais popular é a 3×3 (tamanho do cubo), que costuma ser a porta de entrada para o jogo.
Os vencedores de cada categoria foram divulgados no site da associação mundial de cubo mágico, entidade internacional que regulamenta as competições. Além das medalhas, os vencedores garantem seu nome no ranking da associação.
O evento ocorreu na Arena Zimer, no Centro da cidade. No salão, os competidores foram distribuídos em quatro mesas, todas com cronômetros e juízes.
Campeonato de cubo mágico aconteceu em Morro Reuter
Divulgação
A competição
Em resumo, a competição consiste na solução do cubo mágico no menor tempo possível. “Solução” significa deixar todos os lados do quebra-cabeças, que é composto por pequenos quadrados de diferentes cores, com a mesma cor. Isso é feito movendo os quadrados em blocos com as mãos: tanto em linhas quanto em colunas.
Para quem não está familiarizado com o quebra-cabeças, resolvê-lo por si só já leva algum tempo (se conseguir resolver). Agora, no caso dos competidores, que têm prática, a solução vem em segundos. Mesmo sem enxergar ou usando só uma das mãos.
Na categoria “2×2”, por exemplo, Pedro Contreiras Moura levou 3,31 segundos para resolver o quebra-cabeças e, com isso, garantiu a primeira colocação. Já na “3×3 com uma mão”, Suzane Coelho precisou só de 14.64 segundos. E uma das mais impressionantes, a “3×3 de olhos vendados”, foi vencida por Diego Meneghetti, com 40,21 segundos.
Percebe-se quão bem Meneghetti foi ao comparar o seu tempo com o do segundo colocado, que precisou de pouco mais de 3 minutos para fechar o cubo.
As modalidades
Duas camadas
Três camadas
Quatro camadas
Cinco camadas
Seis camadas
Sete camadas
Megaminx (12 camadas)
Square
Pyraminx
Skewb
Olhos vendados (um cubo)
Multi-vendado (vários cubos)
Campeonato de cubo mágico contou com 13 modalidades
Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.