Manchas no rio Bengalas, em Nova Friburgo: Saiba o que as autoridades dizem


Imagens de manchas preta e cinza circularam nas redes sociais atribuindo situação, supostamente, a um vazamento de esgoto. Concessionária nega que seja despejo de esgoto. Manchas no rio Bengalas, em Nova Friburgo, chamaram a atenção após imagens circularem nas redes sociais
Imagem de câmera do Instituto Friburgo Solidário
Imagens compartilhadas nas redes sociais nesta semana mostram manchas pretas e cinzas no rio Bengalas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, supostamente atribuídas a um vazamento de esgoto.
As imagens foram capturadas por câmeras do Instituto Friburgo Solidário, entidade sem fins lucrativos que monitora o nível dos rios da cidade em dias de chuva.
As câmeras em questão foram instaladas no fim da Avenida Galdino do Vale Filho, no Centro de Friburgo, no ponto em que os rios Santo Antônio e Bengalas se encontram.
Os flagrantes da mancha cinza foram feitos nas noites de domingo (7), e, na segunda-feira (8), da mancha preta.
Água com macha no rio Bengalas, em Nova Friburgo, foi observada em dois dias diferentes
Imagens câmeras do Instituto Friburgo Solidário
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável notificou a concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto da cidade a dar uma resposta.
Ao g1, a secretária da pasta, Andréa Duque Estrada, disse que foi prontamente respondida pela empresa.
“A concessionária nos informou que nada disso (vazamento de esgoto) estava acontecendo no nosso querido Rio Bengalas”, disse Andréa.
Denúncia de um possível vazamento de esgoto no Rio Bengalas em Nova Friburgo
A Diretora da Concessionária Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, explicou ao g1 que as manchas apareceram devido à chuva forte e o movimento dos elementos do rio.
“Não se trata de despejo irregular de esgoto não-tratado ao longo do rio. O que nós identificamos foi uma turbidez elevada provavelmente por conta de alguma forte chuva nas nascentes que fazem parte do rio Santo Antônio, trazendo uma coloração barrenta no encontro dos rios”, explicou.
População pode denunciar irregularidades
A Secretaria de Meio Ambiente explica que a população pode denunciar possíveis irregularidades diretamente no órgão, que fica anexo à Prefeitura, ou pelos canais da Ouvidoria, pelo telefone (22) 2525-9244 e WhatsApp (22) 99291-9128.
Já a Concessionária Águas de Nova Friburgo disponibiliza os seguintes canais de atendimento: O telefone 0800 757 0422 e WhatsApp (21) 97211-8064.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.