Dançarinos do interior de SP são aprovados para escola de balé em Nova York: ‘Fiquei em choque’


Camila Lobo de Melo Simas, de 19 anos, e Matias Calebe Morais Gonçalves, de 13, foram aprovados para o curso de verão da Joffrey Ballet School, nos Estados Unidos. Jovens bailarinos de Itapetininga falaram sobre aprovação em uma das maiores companhias de dança do mundo
CS Companhia de Dança/Reprodução
Por trás dos movimentos suaves e graciosos do balé, existe muito esforço e dedicação. “Receita” que levou dois adolescentes, moradores de Itapetininga, no interior de São Paulo, a estudarem em uma das maiores companhias de dança do mundo, em Nova York, nos Estados Unidos.
Depois de uma rotina rigorosa de ensaios e audição na capital paulista, a estudante Camila Lobo de Melo Simas, de 19 anos, e Matias Calebe Morais Gonçalves, de 13, foram aprovados para o curso de verão da Joffrey Ballet School.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Jovens contam sobre rotina de ensaios para disputar vaga em escola internacional de balé
CS Companhia de Dança/Reprodução
Ao g1, Camila, contou que dança desde os sete anos, conta que o balé envolve muita responsabilidade e disciplina. Trabalho que rendeu frutos.
“Quando li o e-mail dizendo que havia sido aprovada, mesmo sendo uma audição tão concorrida e com tantos candidatos talentosos, confesso que fiquei em choque, mas muito feliz”, relata Camila.
Para Matias, que é bailarino há aproximadamente quatro anos, dançar é a coisa mais importante da vida. Foi por meio da dança, conta, que ele conseguiu expressar sentimentos e esquecer dos problemas.
Jovem do interior de SP foi aprovada em audição para estudar balé em Nova York
CS Companhia de Dança/Reprodução
Atualmente, ele pratica balé clássico, jazz e teatro, porém, também é familiarizado com dança de rua e balé contemporâneo. O jovem, que também ganhou uma bolsa de 75% de desconto em cursos ofertados pela escola, deve partir do Brasil para Nova York em julho para começar os estudos.
“Receber essa notícia foi chocante e maravilhoso ao mesmo tempo, eu sinceramente não esperava que seria aceito. Sobre o ganho da bolsa, me senti agraciado com tamanha oportunidade de evoluir em meus estudos. Planejo estudar lá apenas pelo período do curso de férias, desejo posteriormente estudar no exterior por mais tempo”, conta Matias.
Matias Calebe Morais Gonçalves foi aprovado para estudar em escola de balé, em Nova York
CS Companhia de Dança/Reprodução
Matias ainda acrescenta que busca ampliar seus conhecimentos sobre balé, além de desenvolver novas práticas, mas, acima de tudo, planeja se divertir e experimentar as vantagens de uma companhia internacional.
A diretora da escola de dança em que a dupla estuda em Itapetininga e também bailarina, Carla Gonçalves, relata o orgulho em poder acompanhar o desenvolvimento de Camila e Matias ao longo dos anos.
“É incrível a mudança e o amadurecimento dos dois (…) Tenho muito orgulho da disciplina e dedicação dos dois bailarinos. A Camila vai cursar arquitetura, mas continuará na dança para nossa alegria, o Matias ainda está estudando, mas tenho certeza que ainda será muito conhecido no mundo da dança”, finaliza a diretora.
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.