Sem escoamento adequado, Franca sofre com enchentes há mais de 10 anos


Última grande obra para conter água da chuva foi feita em 2010. Três córregos cortam a cidade, facilitando a formação de pontos de alagamento nas principais avenidas. Três córregos nascem e cortam Franca (SP) e a falta de escoamento para lidar com tanta água quando chove é um dos principais problemas na cidade.
Segundo o geólogo Paulo Puccineli, pelas características de relevo do município, a solução seria investir em piscinões, também chamadas de bacias de detenção.
“É para você reter uma parte da vazão de cheia com adequação do perfil da calha. Como os córregos nascem aqui na cidade e as áreas de drenagem são pequenas, você consegue solucionar o problema dessa maneira. Você calcula a vazão natural, depois vê o que vai impermeabilizar e retém esse excesso nessa bacia de detenção. Hidrologicamente, você volta àquela situação natural”.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A última grande obra para evitar enchentes em Franca foi em 2010, quando uma área entre as avenidas Antônio Barbosa Filho e Alonso y Alonso foi alargada e aprofundada para facilitar o escoamento da água que vem dos córregos Cubatão e dos Bagres.
Moradores de Franca (SP) lidam com alagamentos há, pelo menos, dez anos
Reprodução/EPTV
Ano passado, a prefeitura investiu na adequação de uma mureta de proteção na Avenida Doutor Hélio Palermo, que foi aumentada para evitar que a água ultrapassasse a via e alagasse os comércios.
Mesmo assim, a população ainda enfrentam problemas em diversos pontos da cidade.
Quando chove, a água causa transtornos também na Avenida Adhemar de Barros, que não tem córrego, mas também não tem escoamento, o que facilita a formação de poças, dependendo do volume que chega.
“Quando dá essa chuva forte, a gente tem que correr, guardar moto, guardar caixa. E muitas das vezes não resolve. Não tem jeito, ela chega de uma vez, não dá tempo de socorrer quase nada. Perdi material, já saiu com a enxurrada pela avenida aqui. Moto entra, cobre de água, entra água no motor. Já deu muito prejuízo pra gente aqui, essa avenida aqui com problema de enchente”, diz o comerciante Vanildo Luis Borges.
Proprietária de um estabelecimento em uma das avenidas que costuma registrar enchentes, Marina Souza diz que a água costuma subir rápido demais quando chove.
“O pessoal já tem dificuldade pra passar com os carros, a água sobe tudo na calçada, aparece os ratos, baratas, tudo tentando fugir da chuva. Vira um caos total, tanto para nós, comerciantes aqui da avenida, quanto pro pessoal que utiliza a via aqui. É cinco minutos, alaga tudo. Então, a gente percebe que não tem pra onde essa água ter vazão”.
Última obra para escoamento de água em Franca (SP) foi feita em 2010
Reprodução/EPTV
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a Prefeitura de Franca informou que assinou contrato com o governo federal no valor de R$ 40 milhões para novas obras.
A ideia é que o problema seja solucionado de vez, no entanto, não existe um prazo para que as obras comecem.
Em nota, a administração também informou que faz limpeza das bocas de lobo, galerias e canais dos córregos semanalmente e disse que uma nova vistoria será realizada na Avenida Adhemar de Barros para adoção de providências necessárias.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.