Caravelas-portuguesas encalham em praias turísticas de SC; conheça espécie venenosa


Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 16.634 ocorrências de lesões por água-viva em Santa Catarina entre 16 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024 Caravelas encalhadas em Balneário Camboriú e Itajaí
A aparição de caravelas-portuguesas encalhadas chamou a atenção de frequentadores de praias turísticas do Litoral Norte de Santa Catarina (vídeo acima). A espécie possui veneno e provoca ferimentos ao ser tocada.
Os registros na Praia Central de Balneário Camboriú, que possui o metro quadrado mais caro do país, e na Praia Brava, na vizinha Itajaí, foram feitos pelo influenciador de turismo Gabriel Veller na sexta-feira (2).
“Fiquei bem assustado com a quantidade de caravelas aqui, vou dizer pra vocês. A praia está cheia”, narra em vídeo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Entenda
O g1 SC buscou especialista para entender a aparição nessas praias. Segundo o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alberto Lindner, que monitora esses animais, a espécie é de água quente e alto mar, mas tende a encalhar no verão após períodos de vento leste forte.
Parte da caravela-portuguesa, chamada de flutuador, boia fora d’água.
“Elas vão chegando aos poucos, principalmente trazidas pelo vento. A gente espera bastante aqui no verão. Só que, tem alguns períodos, que é o que aconteceu nesta semana, em que a gente tem um vento muito forte vindo de leste, que é o que a gente chama popularmente de ‘lestada’, aqui em Santa Catarina”, complementa.
Entenda o que faz o Litoral Norte de SC as cidades com preços de imóveis mais caros do país
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 16.634 ocorrências de lesões por água-viva em Santa Catarina entre 16 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024. O órgão, no entanto, não faz subclassificação de espécies.
Questionadas, as prefeituras destacaram que se trata de um fenômeno da natureza e recomendaram que os banhistas mantenham distância dos animais.
Caravelas encalhadas em Itajaí e Balneário Camboriú
Gabriel Veller/ Redes sociais/ Reprodução
Ferimentos
Esses animais não atacam, mas possuem veneno que pode causar ferimentos, conforme o professor. A sensação é de queimadura.
“Nos tentáculos, seja da caravela ou de uma medusa, elas vão ter células com microcápsulas com veneno. E quando a gente acidentalmente toca nelas, esse veneno é injetado na nossa pele”, explica.
O que fazer se for ferido
O Corpo de Bombeiros Militar divulgou orientações sobre o que fazer se você for ferido por uma água-viva:
Procure o posto de guarda-vidas mais próximo
Caso não haja posto de guarda-vidas, use vinagre
Nunca use água doce, ela pode agravar a situação
Caso não haja vinagre disponível e a queimadura continuar, chame o Corpo de Bombeiros através do telefone 193
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.