Censo 2022: região de Piracicaba tem mais igrejas e templos que escolas ou hospitais; veja por cidade


Em oito, das 18 cidades, o número de igrejas e templos supera a soma do número de instituições de ensino e hospitais e UBSs. Imagem aérea de Piracicaba
Vagner Santos
A região de Piracicaba (SP) tem mais templos religiosos que unidades de saúde ou instituições de ensino. É o que mostram os novos dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A maior parte dos endereços da região de Piracicaba é definida pelo IBGE como domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Para esta reportagem são considerados os dados das 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba.
Em segundo lugar estão os estabelecimentos comerciais com “outras finalidades”, como comércio, prédios culturais ou públicos.
O IBGE entende como estabelecimento religioso as igrejas, os templos, as sinagogas e os terreiros. Na região são 2.334 desse tipo, o que daria uma média de 544 pessoas por igreja. Somente na metrópole Piracicaba são 733.
Já as instituições de ensino são 1.163 na região e 357 em Piracicaba. Hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) somam 1.990 nas 18 cidades e 354 na metrópole. Veja abaixo 👇
Região
Residências: 549.821
Instituições de ensino: 1.163
Hospitais e UBSs: 1.990
Igrejas e templos: 2.334
Construções: 24.348
Estabelecimentos agropecuários: 3.392
Comércio, cultura, prédios públicos e outros: 72.221
População: 1.269.723
Piracicaba
Residências: 190.944
Instituições de ensino: 357
Hospitais e UBSs: 654
Igrejas e templos: 733
Construções: 8336
Estabelecimentos agropecuários: 748
Comércio, cultura, prédios públicos e outros: 22.978
População: 423.323
Veja, no mapa interativo abaixo, os dados por município. Para acessar, pesquise o nome da cidade na barra e verifique a posição na imagem.

Outras cidades
Entre as outras duas maiores cidades da região, Santa Bárbara d’Oeste possui mais igrejas e templos do que instituições de ensino ou hospitais e UBSs. Já em Limeira, o número de instituições religiosas é maior do que o de escolas, mas menor do que hospitais.
Em oito, das 18 cidades, o número de igrejas e templos supera a soma do número de instituições de ensino e hospitais e UBSs: Elias Fausto, Ipeúna, Mombuca, Nova Odessa, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho e São Pedro.
Em uma cidade, o número de igrejas e templos é exatamente o mesmo da soma de instituições de ensino e hospitais e UBSs: Charqueada.
Igreja Senhor Bom Jesus do Monte, bairro Alto, Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Principais tipos de endereço 🏠
Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.
É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.
Domicílios particulares: casas, apartamentos
Estabelecimentos de outras finalidades: lojas, prédios públicos e culturais
Estabelecimentos agropecuários
Edificações em construção
Estabelecimentos religiosos: igrejas e templos
Estabelecimento de ensino: escolas, creches, universidades e etc
Estabelecimento de saúde: hospitais, clínicas, pronto socorro
Domicílios coletivos: hotéis, presídios, pensões, asilos
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.