Corinthiano Lula recebe camisa 10 do Santos e fala sobre a possibilidade da venda de terreno da União ao clube


Presidente falou sobre a proposta do clube na área onde foi construído o centro de treinamento do Peixe, e o governo tem interesse em resolver a questão. Lula recebeu uma camisa 10 do Santos FC das mãos do presidente do clube, Marcelo Teixeira
Reprodução
O
O presidente e corinthiano Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma camisa 10 do Santos FC durante passagem pela cidade do litoral paulista nesta sexta-feira (3). O chefe de estado participou de um evento na sede autoridade portuária, que os 132 anos do cais santista. Durante a cerimônia, anunciou um acordo com o Governo de São Paulo pela obra do túnel que ligará Santos e Guarujá.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Antes do evento, em entrevista exclusiva, Lula já havia adiantado que a obra, com investimento estimado em R$ 5,8 bilhões, sairá do papel, mas não foi só isso. Ele também falou sobre negociações com o Santos FC pela venda do terreno onde foi construído o CT Rei Pelé.
“O clube manifestou interesse na compra do imóvel. O governo está aguardando o envio da proposta do Santos”, disse Lula.
O presente entregue pelo mandatário do Santos FC, Marcelo Teixeira, portanto, é simbólico nesse sentido, de reaproximação do clube com o Governo Federal.
O clube, como disse o presidente Lula, já manifestou à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) o interesse na compra do terreno, que usufrui após acordo de cessão em gratuita.
“O Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube ocupa um terreno da União por meio de um contrato de cessão de uso gratuito, firmado em 1997 (foi em 1996), quando o Rei Pelé ainda era Ministro do Esporte. O espaço deveria, originalmente, ser usado para formação de crianças e jovens para a base do Santos e hoje serve ao treinamento dos atletas profissionais do time”.
Valores em sigilo
Assim que eleito, em dezembro de 2023, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, se reuniu com membros do Governo Federal para discutir a situação do CT Rei Pelé.
O encontro, em Brasília (DF), teve a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, e dos deputados Paulo Alexandre Barbosa e Júnior Bozzela, todos santistas.
No começo de 2023, o Santos sob a gestão de Andres Rueda já havia formalizado ao Governo Federal uma proposta de compra do terreno do CT Rei Pelé. Os valores são mantidos em sigilo pelo clube da Vila Belmiro, mas a ideia era arcar com uma parcela mensal e amortizar a dívida com uma porcentagem do dinheiro recebido em transferências internacionais.
Entenda o cenário
Localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro, o terreno do CT Rei Pelé pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e foi cedido ao Santos em 1996 sob contrapartidas sociais, como o desenvolvimento de jovens e adolescentes da Baixada Santista e o fomento ao esporte.
No passado, em diversas ocasiões, o Santos deixou de cumprir cláusulas do acordo e correu o risco de perder a cessão do terreno.
Em dezembro de 2022, semanas antes de deixar o Governo Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei 14.474/2022, alterando o texto da Lei 9.636/1998, e abrindo a possibilidade de compra do terreno da SPU.
Atualmente, o centro de treinamento do Peixe atende as demandas dos times profissionais masculino e feminino, e também treinamentos e jogos das categorias de base.
A estrutura do clube conta com três campos de jogo, hotel, restaurante, vestiários, centro de imprensa, auditório, piscina e salas de musculação e fisioterapia destinada aos atletas do Santos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.