Rio Branco registrou quase o dobro do volume de chuva esperado para janeiro


Previsão era de 289 milímetros de chuvas e choveu 402 milímetros, um total de 113 milímetros. Chuvas causaram desmoronamento em bairros de Rio Branco
Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco
Janeiro é um dos meses mais chuvosos no Acre e este ano não seria diferente. Dados da Defesa Civil de Rio Branco revelam que chouve quase o dobro total esperado para todo mês, que era de 289 milímetros. Durante os 31 dias do primeiro mês choveu 402 milímetros, 113 milímetros a mais do esperado.
Apenas nessa quarta-feira (31), por exemplo, chouve 59 milímetros. “Choveu muito em janeiro. Choveu bem acima do esperado e tínhamos apenas uma previsão do que iria acontecer. A previsão é de muita chuva, estamos com o solo totalmente encharcado, não absolve mais água e começa a aumentar volume”, resumiu o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
O coordenador disse que o esperado para fevereiro é de 305 milímetros de chuva. “Em fevereiro chove muito e, por isso, as inundações acontecem em fevereiro e março. Cerca de 73% das inundações acontecem nesses dois meses. A previsão é de que fique acima do esperado de chuva em fevereiro e março”, relembrou.
O coronel falou também que, nos últimos três anos, o Rio Acre transbordou pela primeira vez no mês de fevereiro dois anos seguidos. Confira:
Em 2021 o rio transbordou no dia 10 de fevereiro
Em 2022 o transbordamento ocorreu no dia 17 de fevereiro
Em 2023 o transbordamento ocorreu no dia 24 de março.
“Tivemos várias ocorrências nessa chuva de quarta para quinta, que já eram previstas. São ocorrências de movimentar terra, elevar nível de córregos e igarapés, vai alagar casas e outras que são previstas”, confirmou.
As ocorrências citadas pelo coronel foram registradas no Conjunto Universitário e bairro Defesa Civil, onde houve mais gravidade da situação. De acordo com Falcão, está prevista a retirada de famílias dessas regiões.
“O risco geológico está bem grande, as edificações já são precárias e, com a movimentação de terra não tem jeito, podem desabar a qualquer momento”, disse.
Equipes da Defesa Civil monitoram áreas de riscos
Arquivo/Defesa Civil Municipal
Rio Acre
Nessa quinta (1º), o nível do Rio Acre estava em 8,38 metros. No início do mês, o manancial ultrapassou a cota de atenção, que é de 10 metros, e chegou a 11,42 metros no dia 8 de janeiro.
Na época, coronel Cláudio Falcão disse que o Rio Acre não chegava a essa data com um nível tão alto desde 2020, e que nunca havia ocorrido até aquele ano.
Segundo o coronel, em 2021 o cenário era semelhante: no início do mês o nível do rio subiu rapidamente, retraiu, estabilizou e no início de fevereiro transbordou. “É por isso que ficamos bem atentos”, concluiu.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.