Juiz de Fora tem ‘alto risco’ de surto de dengue, aponta 1ª LIRAa de 2024


Índice de infestação do Aedes aegypti em levantamento realizado em janeiro foi de 5,1%. Apesar do índice ser menor na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de casos confirmados é oito vezes maior neste ano. Larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungya e Zyka
Reprodução/EPTV
Juiz de Fora tem ‘alto risco’ de infestação de dengue, segundo dados do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, o que aponta para a possibilidade de surto de casos.
O índice para infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é de 5,1, segundo aferição feita pela Prefeitura no mês de janeiro. Apesar do índice ser menor na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de casos confirmados é oito vezes maior neste ano.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Informações sobre locais onde foram realizados os trabalhos dos agentes de endemias, período e número de imóveis vistoriados não foram informadas pelas Prefeitura.
O LIRAa encontrou a maioria dos focos nas residências e os depósitos mais frequentes foram banheiros/vasos sanitários em desuso, pneus, lixos, ralos, vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, considerados depósitos móveis, seguidos de obras, calhas e estruturas abandonadas.
A partir dos resultados, a Prefeitura informou que seguirá reforçando a vistoria dos imóveis, desenvolvendo ações de educação em saúde e sensibilização da população, para eliminação e cuidado com os possíveis criadouros do mosquito.
O g1 questionou a Secretaria Municipal de Saúde se há previsão de ações como aplicação de fumacê e realização de mutirões de limpeza. A pasta informou que não há no momento previsão de fumacê e nem de mutirões específicos, apenas serão mantidos os que já são realizados no programa “Boniteza”.
Saiba como denunciar proprietários de lotes e imóveis sujos em Juiz de Fora
Prédios públicos abandonados servem de criadouros para mosquito da dengue em Juiz de Fora
Leia também:
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.