Apartamento compacto no Rebouças mostra que é possível ser funcional e estiloso


Conheça as estratégias que maximizam o espaço e o estilo em um dos mais novos empreendimentos de Curitiba. Mobiliar um imóvel compacto não é apenas uma resposta prática às limitações espaciais. É também uma forma de expressão para criar ambientes acolhedores e cheios de personalidade. Assim, a chave para mobiliar e decorar compactos está na intersecção entre funcionalidade, conforto e beleza. “Não dá para abrir mão de nenhum desses pontos”, afirma a design de interiores e CEO da DBe Empreendimentos, Deborah Bassoli.
>> O que considerar antes de comprar ou se mudar para um imóvel compacto?
Com foco no compacto ideal, Deborah projetou a unidade decorada do Aretha, novo empreendimento do bairro Rebouças, em Curitiba. Com apartamentos de um quarto com 36 m² e studios com 26 m², o Aretha possui áreas comuns estratégicas, como coworking, espaço gourmet e lavanderia, ampliando o espaço privativo para aquilo que realmente importa para o morador.
De armários estrategicamente posicionados até truques de design para quebrar as linhas visuais do ambiente, o apartamento decorado do Aretha é um testemunho de como otimizar o espaço para atender às exigências do dia a dia, sem colocar o estilo em cheque.
A seguir, confira algumas dicas aplicadas no Aretha e inspire-se!
Funcionalidade e conforto
Especialmente quando pensamos no conceito de moradia expandida, onde os espaços comuns e o bairro também fazem parte da experiência do morar, o lar se torna um espaço ainda mais voltado ao acolhimento e ao descanso. Por isso, para além dos usos do mobiliário, é preciso lembrar que ele só será realmente funcional caso seja confortável. Principalmente quando falamos sobre cadeiras, camas e sofás.
“Não basta que o sofá se encaixe no espaço previsto”, explica Deborah. “É preciso que você sinta vontade de ficar ali para assistir televisão, ler e descansar, por exemplo. Se aquele móvel não for confortável o suficiente para você passar muito tempo nele e praticar todas as atividades que fazem sentido para você, ele não é funcional”, aponta.
Móveis multifuncionais e confortáveis são a chave para decorar um apartamento compacto.
Bia Nauiack
Por isso, no apartamento decorado do Aretha, o conforto ficou em destaque. Cadeiras estofadas e com encosto, que podem servir tanto aos 15 minutos de um rápido almoço quanto a horas de estudo. Um sofá minimalista, mas bastante confortável, que acomodam conversas rápidas ou filmes longos. E também, conforto térmico: com parte dos apartamentos voltados para a face Norte de Curitiba, a incidência solar é garantida. Por isso, pensando nos dias mais quentes, foi instalado um ar-condicionado.
Armazenamento inteligente e estético
O conceito de armazenamento inteligente alia criatividade e eficiência para criar soluções de armazenamento que são não apenas práticas, mas também esteticamente agradáveis. No apartamento decorado do Aretha, isso é visível em vários pontos. O espaço da sala e cozinha, por exemplo, é permeado por armários e prateleiras distribuídos entre o rodapé e o teto. O truque estético está na diversidade. “Temos nichos, prateleiras em painel, armários com porta em madeira única, com madeira ripada, outros com espelho”, aponta Deborah. “Assim, integramos os espaços de armazenamento à decoração.”
Nichos, prateleiras e armários criam espaços de armazenamento inteligente e estético. O ripado no móvel ao lado da televisão, por exemplo, esconde a geladeira, integrando sala e cozinha.
Bia Nauiack
Outras soluções simples também podem ser cogitadas. O espelho do banheiro, por exemplo, é um armário. Já no quarto, uma cama-baú maximiza o espaço de armazenamento sob o colchão, criando um local perfeito para guardar roupas de cama e outros itens da casa.
Prateleiras nas paredes e armário atrás do espelho são sugestões simples para otimizar o espaço do banheiro em apartamentos compactos.
Bia Nauiack
Decoração para ampliar o espaço
Para garantir o conforto visual, é importante que o apartamento seja decorado de acordo com o estilo dos moradores. Mas algumas diretrizes comuns caem bem na hora de ampliar a sensação de espaço.
Um deles é usar cores claras. Por refletirem mais a luz do ambiente, elas alteram a nossa percepção visual, tornando o espaço maior, mais brilhante e minimizando sombras e cantos escuros. Isso traz a sensação de leveza, continuidade e, portanto, maior amplitude.
>> Confira mais dicas de decoração para ganhar espaço
No Aretha, os móveis mesclam madeira laqueada branca e natural. Na cozinha, o mármore bege arremata os tons claros. “Nos espaços em que temos mais móveis planejados, os pontos de cor e personalidade estão nos objetos”, explica Deborah. A exceção são os armários do closet. O cômodo faz a ponte entre a sala, o quarto e o banheiro, o que faz com que ele seja também um corredor. Assim, o móvel em madeira laqueada azul – que vai do teto ao chão – se mistura à decoração, como se fosse uma parede. A solução deixa o ambiente bonito, versátil e funcional.
Armário de roupas do teto ao chão se mistura à decoração e faz do closet, também um corredor.
Valterci Santos e Bia Nauiack
Já na sala, a parte de trás do sofá e a porta de alguns armários contam com espelhos. Esse truque ajuda a quebrar as linhas visuais do ambiente, criando a ilusão de um espaço maior e contínuo.
Mas na hora de se inspirar, vale um alerta: evite deixá-los com exposição à luz direta. Isso pode não apenas aumentar a temperatura do ambiente, como também criar um efeito de lupa, potencialmente danificando móveis ou itens de decoração.
Visite o apartamento decorado
Você pode conferir ao vivo a unidade decorada do Aretha. Ela está localizada junto ao Plantão de Vendas, na Rua Brasílio Itiberê, 1681, esquina com a Rua Piquiri, no bairro Rebouças. Ali, você também confere a progressão das obras, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de Ricardo Amaral Arquitetos Associados, enquanto a construção ficou a cargo da Piemonte.
Acompanhe as próximas etapas de construção do Aretha, os demais projetos da DBe e a rotina de trabalho da empresa nas redes sociais: Instagram e LinkedIn.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.