Bebê nasce a caminho do hospital em MG e motorista de aplicativo pede ajuda: ‘O que eu faço? O neném saiu!’; OUÇA


Caso aconteceu em Passos (MG). Suporte do aplicativo feito para atender mulheres e as motoristas ajudaram a direcionar condutora via radiocomunicador. Bebê nasce a caminho do hospital e motorista de aplicativo pede ajuda em MG
Era por volta de 19h40 desta quinta-feira (1º) quando, usando um aplicativo de radiocomunicador, uma motorista de aplicativo de Passos (MG) pediu ajuda às parceiras de ofício para um fato inusitado durante uma corrida: uma passageira estava em trabalho de parto dentro do carro.
“Tá ganhando neném. O que eu faço? Só pra saber, demora uns 15 ‘minutinhos’ pra chegar na Santa Casa. E o neném… Ai, o neném saiu! Ai, meu Deus! Ai, meu Deus, como é que faz?”, exclamou a Nilza Castro pelo rádio PX.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Bebê nasceu dentro de carro de aplicativo a caminho da Santa Casa de Passos, MG
Santa Casa de Passos
No amparo ao parto, estava o pai da criança. E o que era para ser uma corrida comum até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se tornou um socorro até a Santa Casa de Passos.
Depois do pedido de ajuda, o trajeto virou uma verdadeira operação. No suporte do aplicativo, Iara Chagas, uma das sócias, monitorava o veículo e passou a dar instruções.
“Nilza, acalma, acalma. Só ampara a criança. Pede a pessoa que tá do lado dela aí pra amparar a criança. Põe em cima da barriga da mãe, certo? E vá pra Santa Casa, tranquila, respira fundo, viu? Respira fundo, vai com tranquilidade pra não envolver em acidente, tá bom? Só isso. Mais nada”, orienta.
Bebê nasceu no banco de trás do carro a caminho do hospital em Passos, MG
Reprodução / Arquivo pessoal
Outra motorista surge na conversa e ajuda a confirmar o destino. O suporte avisa ao hospital que em breve o veículo deve chegar. A essa altura, o bebê já havia sido recebido pelos novos papais.
“O neném, tá tudo bem. Ela ganhou no carro. Gente, não acredito!”, volta a dizer Nilza pelo rádio.
“Nilza, já pode ficar tranquila, a maca já tá aguardando vocês na portaria. Sobe a rampa e [entra] pela portaria principal, certo? Tranquilidade, tá tudo bem, tudo tranquilo, viu?”, finaliza o suporte.
Santa Casa de Passos (MG)
Reprodução/EPTV
Já no hospital, a equipe médica recebeu a família e deu o atendimento necessário para o recém-nascido. O bebê ganhou o nome de Levi. Eles passaram a noite na Santa Casa de Passos.
Ao g1, a Santa Casa informou que os pais e a criança permanecem no hospital nesta sexta (2). A estimativa é que tenham alta apenas no sábado (3). Tanto a mãe, quanto a criança estão bem e ambos finalizam o período de recuperação no hospital.
‘Só pensei em ajudá-la’
Para a Nilza, a ficha parece que ainda não caiu. Ela, uma motorista que se dedica exclusivamente a atender passageiras mulheres, estava determinada a ajudar a mãe a chegar ao hospital a tempo.
“Foi uma sensação… Eu fiquei assim, extasiada, e ali eu só pensei em ajudá-la de alguma forma. Aí eu parei o carro, desci, fui corri e pedi ao vizinho uma toalha, um lençol, mas aí o pai gritou: ‘já tem aqui no carro’. […] E o vizinho me disse: ‘que experiência você tá vivendo!'”, relatou Nilza em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo.
Nilza Castro é motorista de aplicativo exclusivo para mulheres em Passos, MG
Gustavo Oliva/EPTV
Logo depois, a motorista conta que voltou ao carro e perguntou se a mãe estava bem. Ela assentiu e a motorista seguiu viagem rumo ao hospital. “O neném chorava bastante, o que é um bom sinal, né?”, comentou Nilza.
“Foi um misto de sensações. Não acreditava que aquilo tava acontecendo. Pensar que uma mãe chamou um aplicativo de mulheres, numa situação assim é muito mais confortável do que se fosse um motorista homem, poderia ela ficar constrangida. Mas não, fui eu, com apoio das minhas colegas e correu tudo bem”, completou a motorista de aplicativo.
Emoção compartilhada
Foram 8 minutos até que o carro chegasse aos pais. Depois disso, mais 10 minutos até a Santa Casa. Em menos de 20 minutos, o bebê veio ao mundo.
A emoção foi compartilhada com diversas outras motoristas e clientes que rodavam naquele momento.
Motorista usou radiocomunicador para pedir ajuda ao suporte do aplicativo em que trabalha em Passos, MG
Reprodução / Arquivo pessoal
“Nós temos um radiocomunicador, um PX, onde a motorista pediu apoio via rádio e relatou que estava nascendo o bebê. Esse rádio, todas as demais motoristas escutam em tempo real, foi uma coisa emocionante”, contou ao g1, Rute Thiago Leandro, uma das proprietárias do app.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.