Governo lança pacote de investimentos para impulsionar a Cultura e o Turismo em Goiás


Mais de R$ 500 milhões devem ser investidos. Projeto prevê fortalecer eventos que já fazem parte do calendário cultural, como o Fica e a Procissão do Fogaréu, além de profissionalizar trabalhadores. Coró de pau participa de lançamento de Impulso Goiás
Divulgação/Governo de Goiás
O Governo de Goiás anunciou, na quinta-feira (1º), o investimento de R$ 546 milhões para ajudar pequenos empreendedores e profissionalizar trabalhadores da cultura e do turismo do estado. A iniciativa, nomeada de Impulso Goiás, terá o objetivo de facilitar empréstimos e fortalecer eventos que já fazem parte do calendário cultural.
O recurso vai ficar sob responsabilidade das secretarias da Retomada e da Cultura e será direcionado para a realização das próximas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), Procissão do Fogaréu e Canto da Primavera.
Embora o fim da pandemia de Covid-19 tenha sido anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio de 2023, o governo estadual levou em consideração que os setores da Cultura e Turismo ainda sofrem os impactos dos anos em que as pessoas precisaram evitar aglomerações.
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Fora isso, em Goiás, os dois setores também enfrentam problemas como a falta de infraestrutura, visibilidade e acesso da população, que acaba saindo do estado para buscar opções culturais e turísticas quando, muitas vezes, desconhece as possibilidades locais.
“Nós temos a obrigação de garantir oportunidades para as pessoas”, disse a primeira-dama Gracinha Caiado ao destacar a importância da geração de empregos por meio da cultura e do turismo.
Primeira-dama Gracinha Caiado anuncia programa Impulso Goiás, em Goiânia
Divulgação/Governo de Goiás
Por esses motivos, além dos eventos já citados, o programa também vai beneficiar festividades tradicionais do estado como as Cavalhadas e shows gratuitos do projeto Claque Cultural, do Fundo de Arte e Cultura (FAC) e do Programa Goyazes.
Já a partir deste ano, as festas de carnaval também serão contempladas pelo programa em cidades do interior, como Três Ranchos, Jaraguá e Aruanã.
Em Goiânia, além de patrocinar blocos, o governo cedeu espaço para troca e venda de abadás, customizados por alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e costureiras formadas em cursos dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs).
Capacitação e apoio
O titular da Secretaria da Retomada, César Moura, menciona a capacitação de pequenos empreendedores como uma forma de garantir que o turismo goiano se fortaleça e resista aos momentos de baixa temporada.
Entre os exemplos está a profissionalização de guias turísticos e trabalhadores de segmentos como culinária, atendimento ao cliente, costura e outros a partir de outros programas de cursos e bolsas do governo. Aos interessados, o Impulso Goiás também contará com parceiros do sistema Sesc e Fecomércio.
Já a secretária da Cultura, Yara Nunes, destacou que uma das estratégias da gestão será consolidar o apoio às mais diversas manifestações da cultura goiana em todas as regiões.
“A maior novidade para esse ano é a facilidade que os artistas terão para ter acesso aos recursos da secretaria. Muitos artistas não são letrados, vivem em regiões de vulnerabilidade, regiões com dificuldade de acesso à internet. Então, nós vamos levar a nossa equipe até essas pessoas, não vamos aguardar essas pessoas chegarem até a gente”, enfatizou.
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