Dezembro vermelho: Campanha da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo realiza testes rápidos de HIV


Ação vai ocorrer ao longo do mês em diversos distritos e bairros. Na cidade, 1.105 pessoas vivem com o vírus e estão cadastradas no Programa IST/AIDS de Nova Friburgo recebendo acompanhamento.
Secretaria de Saúde de Nova Friburgo lançou a campanha Dezembro Vermelho de prevenção e diagnóstico precoce do vírus Aids
Isabella Chaboudt/g1
No dia mundial de combate a AIDS, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, iniciou a campanha Dezembro Vermelho, que conscientiza para o diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Na cidade, o Programa Municipal IST/AIDS tem como sede a Policlínica Sylvio Henrique Braune, conhecida como Posto do Suspiro. Mas, depois de ação de descentralização feita pela Secretaria de Saúde, todos os postos da cidade fazem o teste rápido.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a outubro deste ano, foram realizados 4.284 testes rápidos de HIV. Desse total, 1,3% dos resultados foram positivos. No programa do município, 1.105 pacientes, que vivem com o vírus, estão cadastrados e sendo acompanhados por uma equipe.
“Conscientizar a todos sobre a importância do sexo seguro, não só para o vírus HIV, mas para outras doenças ISTs. O município vem alavancando cada vez mais a importância de todos nos cuidarmos para prevenirmos e também identificarmos, tão precocemente, caso a doença esteja instalada em qualquer um de nossos cidadãos”, disse ao g1 a secretária de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano.
Vale ressaltar que quanto antes iniciado o tratamento, melhores são os resultados e o tratamento é integralmente disponibilizado pelo SUS.
E, durante o dezembro vermelho, a Ssecretaria preparou uma programação especial com roda de conversa e realização da testagem em diversos distritos e bairros de Nova Friburgo.
Confira a programação
Policentro (toda terça e quinta-feira, às 8h e às 13h – Sala 5 )
ESF Lumiar: 01/12
ESF Conquista: 6/12
ESF Campo do Coelho: 19/12
ESF Varginha: 07/12
ESF Olaria 1: 01/12
ESF São Lourenço: 4/12
ESF Centenário: 06/12
ESF Stucky: 01/12
ESF Nova Suíça: 08/12
ESF São Pedro: 12/12
ESF Cordoeira: 07/12
ESF Mury: 07/12
ESF Riograndina: 07/12
ESF São Geraldo: 19/12
ESF Terra Nova: 06/12
UBS Cordoeira: 07/12
ESF Olaria III: 14/12
UBS Conselheiro Paulino: 12/12
Hospital Municipal Raul Sertã: para os atendimentos de urgência, pacientes internados e funcionários do hospital – do dia 1° ao dia 15/12
Hospital Maternidade Nova Friburgo: para as gestantes e parceiros- dias 07 e 08/12
Ambulatório Bento XVI: das 9h e às 15h
Unidade do Cense Nova Friburgo: às 9h e às 14h, direcionado aos menores institucionalizados.
Qual o momento certo para fazer o teste?
A testagem para AIDS não deve ser feita imediatamente depois de uma relação sexual desprotegida, porque o corpo demora cerca de 30 dias para produzir anticorpos suficientes contra o HIV. Então, é preciso esperar 30 dias, depois dessa exposição ao risco, para fazer o teste rápido.
Mas, caso a relação desprotegida tenha sido em menos de 72 horas, a pessoa pode procurar uma unidade de emergência, para ser avaliado o uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo vírus.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.