Covid-19: Prefeitura volta a exigir uso de máscaras para profissionais de saúde após infecções em Passos, MG


Funcionários da UPA e de unidades de saúde precisam utilizar proteção contra o coronavírus. Moradores são orientados a também usar quando forem buscar atendimentos. Secretário de Saúde oficializa o uso de máscaras após casos de Covid-19 na UPA de Passos
A Prefeitura de Passos voltou a exigir o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 para profissionais de saúde após servidores testarem positivo para a doença. Conforme a secretaria de saúde, a utilização é obrigatória pelos trabalhadores da UPA e das unidades de saúde da cidade. A administração municipal recomenda que a população utilize ao buscar atendimento médico.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com o Secretário de Saúde, Thiago Ângelo de Souza Salum, a medida foi adotada, por meio de ofício, após a confirmação de casos de coronavírus entre funcionários da saúde.
Salum pontuou, em ofício, que a obrigatoriedade é para funcionários da Unidade de Pronto Atendimento e das outras unidades de saúde de Passos.
Máscara de proteção Covid-19
Heloise Hamada/g1
De acordo com Salum, profissionais da saúde testaram positivo para a doença após a realização de um plantão na UPA. Para interromper a transmissão, o secretário disse que a mudança foi necessária.
Conforme o ofício, não há obrigatoriedade de uso para os moradores da cidade. Salum recomenda, no entanto, que a população utilize ao buscar atendimento de saúde no município.
O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota de esclarecimento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a incidência de casos positivos de Covid-19 em pacientes com sintomas gripais tem mantido baixa e os casos positivos notificados e acompanhados não apresentam até o momento complicações e agravamentos.
Secretaria de Saúde de Passos fala sobre recomendações de prevenção à Covid
Reprodução
A secretaria disse ainda que houve um aumento de colaboradores com Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Este aumento já está sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica e Laboratorial e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo realizadas.
Entre as medidas citadas pela secretaria estão o afastamento dos profissionais com sintomas gripais e que testaram positivo para a Covid-19 e a recomendação do uso de máscaras cirúrgias por todos os colaboradores durante o expediente de trabalho nas unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.