
Belém está entre oito capitais com aumento da doença. Pará tem alta de Covid-19 em 2024
Getty Images
O Pará está entre os dez estados brasileiros com sinal de aumento de síndromes gripais, segundo o Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (1º). Belém também está entre as oito capitais com crescimento.
O boletim, por outro lado, mostra tendência de queda a nível nacional nas últimas seis semanas. “O quadro não reflete o cenário atual de alguns estados do Norte e Nordeste, que apresentam aumento em função da Covid-19”, como é o caso do Pará.
O g1 solicitou os dados de casos e óbitos por Covid-19 no Pará e em Belém, mas ainda não havia obtido resposta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) até a publicação da reportagem.
A análise é feita a partir de dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 29 de janeiro e é referente ao período de 21 a 27 de janeiro de 2024.
De acordo com o boletim, o Norte do Pará e o estado do Mato Grosso tiveram aumento nas faixas etárias da população adulta, com sinal de associação aos casos de Covid-19 durante o mês de janeiro.
O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, afirma que a região ainda não havia sido afetada pelo crescimento observado durante o final do segundo semestre de 2023 no país. “O aumento começou pelo Centro-Sul e afetou o Nordeste no final do ano passado, chegando ao Norte apenas agora na virada do ano”.
O Pará também registra aumento de SRAG associada à Covid-19, além do Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins.
Quadro de diarreia acende alerta
No Pará, as queixas de sintomas de gripe com diarréia nas emergências da região metropolitana se intensificaram nas últimas semanas, o que chamou a atenção do Instituto Evandro Chagas (IEC). A instituição passou a investigar a doença, que envolve quadro de diarréia aguda.
A orientação do IEC é que os pacientes encaminhados levem ao local amostra de material para que os pesquisadores possam identificar o agente causador da doença e seja feito encaminhado médico.