Primeiro LIRAa de 2024 aponta alto risco de epidemia de dengue em Divinópolis

O índice de infestação médio do município foi de 8,3%. LIRAa, realizado de 8 a 11 de janeiro, foi feito em 168 bairros. O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou alto risco de epidemia de dengue em Divinópolis. O índice de infestação médio do município foi de 8,3%.
O LIRAa, realizado de 8 a 11 de janeiro, foi feito em 168 bairros. Foram 6.070 imóveis vistoriados.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o levantamento constatou que 91% dos focos foram encontrados em residências e 9% em lotes vagos.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Dos reservatórios predominantes, 39,6% dos focos estavam em recipientes passíveis de remoção (plásticos, latas, garrafas e pneus); 38,7% em depósitos móveis (bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas); 9,2% em locais de armazenamento de água para consumo humano (caixa d’água, tanques, poços, tambores e manilhas); 11,7% em depósitos fixos (ralos, caixa de passagem, sanitários em desuso e fonte ornamentais) e 0,8% em depósitos naturais (bromélias e ocos de árvores).
“Mais uma vez o LIRAa mostra que a maioria dos focos continua nas residências. A população precisa aderir, como prática rotineira, o combate à dengue. É essencial que cada munícipe vistorie seu quintal, no mínimo uma vez por semana, recolhendo recipientes que possam acumular água, eliminar água armazenada, retirar pratos dos vasos de planta e acondicionar pneus e garrafas em locais cobertos. Os agentes de saúde não conseguem sozinhos sem o apoio da população!”, destacou o supervisor da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha.
Para notificar e denunciar sobre os locais que possuem focos e reservatório do mosquito, basta ligar no número (37) 3229-6823.
Os dados epidemiológicos do município até 19 de janeiro são: 383 notificações de dengue, sendo que 259 foram confirmados. Cinco foram notificados de Chikungunya. Um caso foi confirmado.
LEIA TAMBÉM:
PITANGUI: Motociclista morre ao bater de frente com carro na BR-352
Nova carteira de identidade: veja onde solicitar o documento em Divinópolis
SISU 2024: confira datas, regras, número de vagas e outras dicas
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.