Jovem morre eletrocutado ao abrir porta de caminhão que encostou em fio elétrico, no Ceará


A vítima, que tinha 29 anos, dirigia um caminhão-caçamba que descarregava pedras no local do acidente. Jovem morre ao abrir porta de caminhão que encostou em fio elétrico, no Ceará.
Reprodução
Um homem de 29 anos morreu eletrocutado, nesta quarta-feira (31), após abrir a porta de um caminhão-caçamba que havia encostado em um fio de média tensão. O caso aconteceu no Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, região do Cariri.
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Ele havia estacionado o veículo para descarregar pedras. O jovem morreu no local devido à descarga elétrica. A Perícia Forense esteve no local. A Polícia Civil do município investiga o caso.
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A Enel Ceará, empresa de distribuição de energia do estado, disse que enviou técnicos ao local para desligar a rede, que estava dentro dos padrões e normas técnicas de segurança.
Homem morre eletrocutado após encostar caminhão em fio de alta tensão
Gaiola de Faraday
Segundo um documento elaborado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), “quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas”.
Exemplificando: quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
O princípio recebeu esse nome porque, em 1836, o físico britânico Michael Faraday construiu uma gaiola para demonstrar na prática a teoria.
O professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP, explicou em reportagem do g1 sobre o tema, que a corrente elétrica só existe se houver um diferencial: “É o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica.”
“Pode ocorrer de uma corrente passar pelo carro se os pneus entrarem em contato com água com sal (íons) ou metais”, completa. Por isso, a recomendação é de, mesmo dentro do carro, não tocar as partes metálicas.
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