Jovem de 19 anos que trabalhou como padeiro e em roça comemora aprovação em medicina na UFPI: ‘sonho meu e da minha mãe’


Estudante que perdeu o pai aos 10 anos e teve que ajudar em casa, contou que mesmo tendo zerado a redação no seu primeiro ano de Enem não desistiu do sonho de ser médico. O jovem conquistou uma média de 796,3 pontos no Enem
Reprodução
O jovem Carlos Eduardo Ramos Silva, 19 anos, foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta terça-feira (30), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao g1, o estudante contou que a aprovação foi a realização de um sonho dele e de sua mãe.
Carlos, que é natural de Vila Nova do Piauí, a 372 km de Teresina, relatou que perdeu o pai aos 10 anos e, para ajudar em casa, teve de trabalhar como padeiro e em roça.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Para conseguir a vaga na UFPI, o jovem disse ter tido que estudar até no chão de um hospital enquanto acompanhava a mãe dele que, na reta final para o Enem, em outubro de 2023, teve de passar por algumas cirurgias e ele a acompanhou no tempo de recuperação.
“Eu ficava agachado, estudando. Muita gente me olhava torto, mas eu não me importava. Estava focado em passar. Foi um momento difícil, mas minhas irmãs sempre estiveram comigo também. Estudei e fui em frente, minha mãe sempre sonhou com isso e eu continuei”, relembrou.
O jovem, que estudou a vida inteira em escola pública, disse que enfrentou outros desafios, como no primeiro ano em que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em que ele zerou a redação e também com a chegada da pandemia da Covid-19, quando ele teve dificuldade de acesso à internet.
“Com a pandemia tudo ficou muito difícil. Eu moro no interior do interior. Na minha casa, a internet ajudava no máximo no envio de mensagens. Qualquer outra coisa era totalmente impossível de se fazer, principalmente estudar”, relatou.
Em 2022, Carlos se mudou para Picos, longe de sua família, e iniciou seus estudos de forma presencial no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Desde então, ele intensificou ainda mais seus estudos com o sonho em passar em medicina.
O jovem disse que chegou a estudar cerca de 9 horas por dia, além de passar semanas longe da família. “Foi um tempo que me dediquei, eu estava focado, tinha um sonho e queria alcançar, foi então que resolvi estudar ainda mais”, disse.
Carlos conquistou uma média de 796,3 pontos no Enem e até a última atualização oficial do Sisu, nesta terça-feira (30), se encontrava aprovado em medicina na UFPI.
Além disso, ele também passou em segundo lugar no curso de psicologia da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais concorridas do país.
“Eu consegui e quero que minha história possa servir como uma inspiração, sabe? Não consegui sozinho, sou grato a muitas pessoas e dedico essa aprovação a elas”, declarou Carlos.
*Pedro Lima, estagiário sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.