Em Rio Grande, no extremo sul do RS, água atinge o maior nível do ano


A Marinha entregou nesta quarta-feira (15) meia tonelada de alimentos arrecadados por doações. No extremo sul do Rio Grande do Sul, parte da Lagoa dos Patos atingiu o maior nível do ano.
O nível da água chegou a 2,36 m na cidade de Rio Grande. Uma área com várias ilhas e muitas ruas alagadas.
O navio atlântico da Marinha está em missão humanitária no extremo sul. Ele está ancorado na Lagoa dos Patos. A equipe do Jornal Nacional embarcou em um helicóptero em direção a Ilha dos Marinheiros, onde, de acordo com a Defesa Civil, há 600 pessoas isoladas que precisam de alimentos.
A faixa no meio da água é uma ponte que já não liga mais a Ilha do Leonídio à Ilha dos Marinheiros. A força dos ventos é visível nas ondas brancas que é possível enxergar do alto. Quase todas as ruas estão alagadas. A água cobriu as plantações, e o pouso só é possível em um campo de futebol que fica na parte alta da ilha.
A faixa no meio da água é uma ponte que já não liga mais a Ilha do Leonídio à Ilha dos Marinheiros
Jornal Nacional/Reprodução
“[Está faltando] comida para os gatos, cachorros e para gente também, né”, conta o agricultor Ademir Figueiredo.
A Marinha entregou nesta quarta-feira (15) meia tonelada de alimentos arrecadados por doações.
“[As pessoas estão vivendo] assim, de ajuda. Se não for isso, seria complicado”, diz o líder comunitário Hamilton Cardoso.
A cheia da Lagoa dos Patos espalhou água por toda a região. Em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade de Rio Grande, em um dia normal, os moradores contam que estaria cheio de gente, não teria nem lugar para parar o carro. Mas, hoje, a gente não consegue diferenciar o que é rua, o que é calçada e o que é rio.
“Sentimento de tristeza. Só tristeza. A gente fica preocupado também com as pessoas que estão pior que a gente”, diz o comerciante Gustavo Freitas.
Bombas, diques e comportas: saiba para que serve cada item do sistema anticheias de Porto Alegre
LEIA TAMBÉM
Governo anuncia PIX de R$ 5,1 mil por família que perdeu bens nas chuvas do RS
Auxílio de R$ 5,1 mil, saque do FGTS e ampliação do Bolsa Família: veja medidas do governo para afetados pela tragédia no RS
Lula cria secretaria extraordinária para reconstrução do RS; Paulo Pimenta vai comandar órgão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.