Juruti se mobiliza em campanha de doação de sangue para reforçar estoque no oeste do Pará


A campanha representa um passo importante para a autonomia regional em cuidados médicos de emergência. A ação itinerante se estenderá até quinta-feira (15)
Prefeitura de Juruti
A Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, oeste do Pará, em parceria com a Fundação Hemopa, iniciou nesta quarta-feira (15) a campanha itinerante de doação de sangue. A iniciativa se estenderá até quinta (16), e tem como objetivo abastecer o Hemocentro Regional de Santarém, além de mobilizar a comunidade sobre a importância de doar sangue.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A coordenadora da campanha e assistente social do Hemopa, Rejene Dias, ressaltou que as bolsas de sangue salvam vidas, por isso a importância da iniciativa.
“É vital para o suporte de nossa rede de saúde que abrange 22 municípios, incluindo o público e o privado. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso a doação é mais que um ato de caridade, é uma necessidade pública urgente”, enfatizou.
A campanha representa um passo importante para a autonomia regional em cuidados médicos de emergência, segundo o responsável técnico de Hemovigilância de Juruti, Roberto Figueira.
“Com a Agência Transfusional local, reduzimos drasticamente o tempo de espera por transfusões. Antes dependíamos de envios para Santarém, que levavam mais de um dia. Agora, podemos garantir transfusões em até duas horas após a solicitação médica”, informou.
Para ser um doador, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, além de seguir recomendações de alimentação e saúde específicas. Aqueles que foram afetados pela Covid-19 ou se vacinaram recentemente devem respeitar prazos determinados antes de doar.
*Colaborou, Carlo Brendolly, produtor de jornalismo da TV Tapajós
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.