Especialista fala sobre impactos na saúde causados pela mudança na temperatura


Vacinação em dia e cuidados básicos como uso de soro fisiológico, ajudam a aumentar imunidade e prevenir sintomas de inflamações respiratórias como rinite e sinusite. Saiba os cuidados com a saúde por causa das mudanças na temperatura
A queda nas temperaturas em todos estado, segundo a médica otorrinolaringologista, Cláudia Ciuffi, são sentidas pelo corpo, especialmente por pessoas que tenham inflamações respiratórias, como a rinite.
“O corpo sente as mudanças de temperatura, especialmente para aquelas pessoas que tem renite vasomotora, que não é bem alérgica, mas é como se fosse uma sensibilidade ao frio. Então isso é o que pode acontecer mais rápido”, disse a médica.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os principais sintomas de que o corpo sente tais mudanças, segundo a especialista, são:
Nariz congestionado;
Coceira no nariz;
Espirros
Congestão nasal
Em alguns caso, secreção que pode ser clara ou amarelada.
Imagem ilustrativa
Giuliano Gomes/PR Press
A médica explica que tais sintomas são associados também ao aumento de “viroses de inverno” que atingem as vias aéreas. Isso porque devido ao frio, as pessoas tendem a ficara mais confinadas em ambientes fechados, o que facilita a proliferação dos vírus.
Leia também:
Polícia: Influencer do Paraná suspeito de movimentar milhões com ‘Jogo do Tigrinho’ está foragido em Dubai
Trânsito: Carro invade estação-tubo em Curitiba
Ouça áudio: Fisioterapeuta que denunciou Jorge Bischoff por importunação sexual durante massoterapia relatou medo a amiga
Sinusite e sintomas mais severos
A médica afirmou que a busca pelas consultas aumenta em especial por pessoas que possuem rinite e sinusite, mas também por aquelas que possuem “bloqueios” e dificuldade na comunicação entre nariz e seios da face.
“Algumas pessoas que tem alguns bloqueios, então a pessoas tem um desvio de septo, ou tem algum estreitamento na comunicação do nariz com os seios da face, as vezes essas comunicações são muito estreitas e isso reflete na sinusite”, explicou a médica.
Gripes mal curadas, segundo Cláudia, resultam na sinusite que tem sintomas mais severos e com duração de um maior período.
“Então, uma gripe mal curada, uma renite que está demorando mais tempo para se curar, ela vira sinusite porque a secreção fica presa, não sai, infecciona e ai os sintomas da sinusite são diferentes, porque a pessoa tem dor na cabeça, um peso, secreção amarelada, pode dar tosse, e é um quadro que se arrasta”, explicou a médica.
Para evitar os desconfortos, ela recomenda uma boa lavagem nasal com soro fisiológico e para pessoas que possuem renite, um tratamento prévio, antes da chegada de dias mais frios.
Além disso, a forma mais eficaz de prevenção as doenças é manter o calendários vacinal de toda família em dia.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leiam mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.