• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Militares gaúchos da AFA se emocionam em mobilização por doações no interior de SP: ‘Rio Grande do Sul não está sozinho’


Pelo menos 70 toneladas de alimentos, água e roupas já foram separados por 600 militares em Pirassununga para envio para Guarulhos, de onde seguirão para moradores do RS. As militares gaúchas da AFA Mônia Kurrle Feller Albrecht e Shaiane Lima Dos Santos se emocionaram com a tragédia vivida no Rio Grande do Sul
Ely Venâncio/EPTV
Pelo menos 70 toneladas de alimentos, água e roupas serão enviados de Pirassununga, no interior de São Paulo, para ajudar as milhares de pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O número de mortos chega a 100.
A mobilização é feita por militares da Academia da Força Aérea (AFA) e muitos deles são gaúchos, que se emocionam com a tragédia e ao mesmo tempo convivem com a saudade e a preocupação pelos familiares.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“Hoje é aniversário dela [mãe] e a gente está passando o aniversário de uma forma inesperada. Mas é de gratidão porque estamos vivos, eles estão vivos e estamos aí, né?. Estamos juntos e não pensem que estão sozinhos. O Rio Grande do Sul não está sozinho”, disse emocionada Shaiane Lima dos Santos, militar encarregada da seção de equipamento de voo, que é de Canoas (RS).
LEIA TAMBÉM:
Veja locais da região para fazer doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Veja aqui como doar por pix, boleto ou cartão
AFA faz campanha para doações ao RS e conta com ajuda de militares gaúchos
Trabalho de recebimento e separação de doações
Somente na AFA são mais de 600 militares trabalhando. Eles recebem e separam roupas alimentos, água, ração e materiais de limpeza, na operação Taquari 2, uma ação conjunta entre o Exército, Marinha e Aeronáutica.
“Nós entendemos que nós deveríamos manter a nossa rotina a nossa atividade própria da Academia da Força Aérea, mas vimos também que a gente tinha essa a missão de ajudar aqueles mais necessitados no Rio Grande do Sul”, disse o brigadeiro comandante da AFA Marcello Lobão Schiavo.
Militares da AFA em Pirassununga separam donativos para o envio para o Rio Grande do Sul
Ely Venancio/EPTV
Os donativos são trazidos para os caminhões que seguem pelas rodovias até a base aérea de São Paulo, que fica em Guarulhos. Há outras bases em Brasília e no Galeão, no Rio de Janeiro. A partir dali, eles são levados via aérea para base aérea de Canoas.
A família da cadete Kamila Zimermann Backesa também é gaúcha da cidade de Santa Maria, mais uma que foi atingida pelos alagamentos. O pai dela também é militar e trabalha na base da Força Aérea do município.
Militares da AFA em Pirassununga separam roupas para doação para o RS
Ely Venancio/EPTV
“Sai muito cedo de casa e volta muito tarde. Eu quase não consegui falar com eles exatamente por causa disso. Está um trabalho incessante, porque além das doações tá tendo todo o trabalho de busca e Resgate e ele tá participando ativamente disso”, afirmou.
A segundo tenente Mônia Kurrle Feller Albrecht é de Esteio. Enquanto separa cada uma das doações, ela lembra da família e dos amigos.
“A medida que as notícias chegam, eu acredito que, assim como eu, muitas pessoas elas fiquem sem palavras para descrever tanta tristeza e tanta dor”, falou emocionada.
Sobe para 100 o número de mortes confirmadas no RS, segundo a Defesa Civil
Canoas alagada durante enchente no Rio Grande do Sul
Globo/Reprodução
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.