• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Festival de Parintins recebe homenagem na Câmara dos Deputados, em Brasília


Solenidade contou com uma apresentação especial dos bois Caprichoso e Garantindo. Caprichoso e Garantido são homenageados em Brasília
O Festival Folclórico de Parintins recebeu uma homenagem no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, nesta quarta-feira (8). A solenidade contou com uma apresentação especial dos bois Caprichoso e Garantido. Assista acima.
LEIA MAIS:
Festival de Parintins: conheça mais sobre o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo
Globo e Rede Amazônica vão transmitir 57° Festival Folclórico de Parintins
Festival de Parintins na Globo e Rede Amazônica; entenda como será a transmissão
Este ano, a maior festa folclórica a céu aberto do mundo acontece entre os dias 28 e 30 de junho e terá transmissão da Rede Amazônica, Multishow e Globoplay. Haverá ainda uma edição especial que será exibida pela tv globo com o melhor da competição//
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil, o festival chega este ano à edição de número 57 e contará com investimento do Ministério do Turismo, que vai direcionar R$ 5 milhões para cada uma das duas agremiações.
O anúncio do patrocínio foi feito durante a homenagem em Brasília, pelo secretário nacional de políticas do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O Festival
Caprichoso vai defender, neste ano, o tema ‘Cultura – O Triunfo do Povo’.
Divulgação/Secom
O Festival Folclórico de Parintins foi criado, em 1965, para arrecadar doações para a conclusão da obra Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Desde então, cresceu e ganhou o Amazonas e o país, se tornando o maior espetáculo a céu aberto.
Graças ao festival, por meio dos espetáculos produzidos pela imaginação dos artistas parintinenses de Caprichoso e Garantido, a festa popular ganhou o título de Patrimônio Cultural do Brasil e expandiu a cultura amazonense para o mundo ver. Com o sucesso da festa, os artistas foram ‘exportados’ para os carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, levando a arte parintinense além fronteiras.
Garantido vai defender o tema “Segredos do Coração”, em 2024.
Divulgação/SEC
Em cada duelo, a agremiação tem o tempo mínimo de duas horas de apresentação e o tempo máximo de 2 horas e 30 minutos. Enquanto um boi se apresenta, a ‘galera’, nome dado a torcida, deve permanecer em silêncio.
Durante o festival, os jurados julgam 21 itens, sendo individuais e coletivos. São eles:
Apresentador;
Levantador de toadas;
Batucada ou Marujada;
Ritual indígena;
Porta-estandarte;
Amo do boi;
Sinhazinha da fazenda;
Rainha do folclore;
Cunhã-poranga;
Boi bumbá (evolução);
Toada (letra e música);
Pajé;
Tribos indígenas;
Taxauas;
Figura típica regional,
Alegorias;
Lenda amazônica;
Vaqueirada;
Galera;
Coreografia; e
Organização do conjunto folclórico.
Globo transmite festival
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, será transmitida pela Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo. A festa, que traz a disputa dos bois Garantido e Caprichoso, acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Serão três dias de transmissão na íntegra na Rede Amazônica, Multishow e Globoplay, com sinal aberto para não assinantes.
O Festival, considerado um patrimônio cultural do país, ganha ainda uma edição especial em exibição nacional na TV Globo, no dia 7 de julho, com o melhor da competição dos bumbás.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.