
Segundo um funcionário, o controle aéreo negou uma 1ª tentativa de decolagem do avião às 08h30 por conta das condições meteorológicas e só autorizou decolagem perto das 10h. Vídeo registrou embarque das vítimas e tempo fechado antes de decolagem de avião que caiu
Um funcionário de um hangar do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), registrou o momento em que os passageiros embarcam na aeronave monomotor de prefixo PS-MTG, que caiu em Itapeva (MG) no domingo (28) e deixou sete mortos. O vídeo também mostra o tempo fechado antes da decolagem. Assista acima.
Nesta terça-feira (30), a EPTV, afiliada da Globo, confirmou a autenticidade do vídeo com o funcionário do hangar que fez a gravação. Segundo ele, o controle de tráfego aéreo negou uma primeira tentativa de decolagem do avião às 08h30 por conta das condições meteorológicas.
Ainda segundo essa testemunha ouvida pela reportagem da EPTV, por volta de 10h00 o piloto fez um novo pedido à torre e então a decolagem de Campinas para Belo Horizonte foi autorizada. O g1 procurou a aeronáutica para confirmar essa informação, mas, até a publicação da reportagem, não teve retorno.
Vídeo mostra aeronave no hangar em Campinas antes da decolagem
Arquivo pessoal
O acidente
O avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (28) no Bairro Monjolinho, zona rural de Itapeva (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, sete pessoas morreram. A aeronave saiu de Campinas (SP) às 10h09 com destino a Belo Horizonte (MG), mas sofreu a queda por volta de 10h36.
Avião cai e deixa mortos na zona rural de Itapeva
De acordo com a Polícia Civil, no avião havia cinco passageiros, sendo dois homens, duas mulheres e uma criança do sexo masculino e dois tripulantes. As vítimas são dois empresários do setor financeiro, as esposas deles e o filho de um dos casais, além do piloto e copiloto.
“Aeronave se partiu em três fragmentos maiores, é claro que houve fragmentos menores, em perímetro de alcance grande. Nós temos as asas e o núcleo da aeronave. Dentro do núcleo da aeronave estavam os 7 corpos. Só que esta aeronave caiu de cabeça para baixo. Nós fizemos a retirada de quatro corpos, que era possível fazer a retirada na posição que eles estavam. Depois, o Corpo de Bombeiros nos auxiliou e essa aeronave foi virada com a autorização do Cenipa. E nós fizemos a retirada dos demais, inclusive dos tripulantes”, explicou a médica-legista.
Destroços do avião que caiu na rural de Itapeva, MG
Redes sociais
LEIA TAMBÉM:
Quem são as vítimas de queda de avião em MG
Avião que caiu no sul de MG e deixou 7 mortos saiu de aeroporto em Campinas; vídeo mostra decolagem
‘Estão chocados’: dona de casa relata reação de marido e filhos que tentaram ajudar vítimas de queda de avião em MG
Destroços espalhados por 1 km, chuva e volta de chácara: o que se sabe sobre queda de avião em MG
Aeronave de pequeno porte caiu na zona rural de Itapeva (MG)
Arte/g1
A aeronave
Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de matrícula PS-MTG foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal para aeronavegabilidade
Avião cai em Itapeva, MG
Redes sociais
As vítimas
A Polícia Civil informou que os corpos foram encaminhados para o IML de Pouso Alegre para identificação. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e deve conduzir os trabalhos.
Quem são as vítimas de queda de avião em MG
Reprodução
“Foram encontrados documentos. Nós vamos fazer a confrontação datiloscópica com aqueles que foram possíveis ser feita a confrontação. Os demais nós vamos ver as técnicas de antropologia forense ou DNA que forem necessárias para fazer a identificação. Estes documentos existem, mas não necessariamente são destas pessoas. […] Não tem como fazer identificação visual porque o nível do impacto da aeronave não permite”, explicou a médica legista.
Até o momento não há informações precisas sobre as circunstâncias do acidente.
Avião cai em Itapeva, MG
Redes sociais
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas