Avenida Nove de Julho: Prefeitura anuncia medidas emergenciais após paralisação de obras em Ribeirão Preto


Autoridades confirmaram intervenções como limpeza, reforço da segurança e bolsões de estacionamento para amenizar transtorno a comerciantes em endereço histórico da cidade. Nova licitação para revitalização deve sair em até 90 dias. Avenida Nove de Julho: Ribeirão Preto tem medidas para minimizar impacto de obras
Em meio a um impasse que paralisou obras de revitalização na Avenida Nove de Julho, a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) anunciou medidas emergenciais para amenizar os transtornos causados a moradores e comerciantes da região, patrimônio histórico que já foi um dos cartões-postais da cidade.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e franca no WhatsApp
Enquanto uma nova empresa não é contratada para a sequência do projeto de revitalização, a pedido de comerciantes, as autoridades confirmaram, após uma reunião realizada na segunda-feira (29), as seguintes intervenções no trecho compreendido entre as ruas São José e Comandante Marcondes Salgado:
limpeza
reforço na segurança
bolsões de estacionamento
“Estamos atendendo em sua grande maioria, em especial a questão da limpeza da área, da segurança, da iluminação, estacionamento. Nós vamos fazer um trabalho aqui juntamente com a RP Mobi para permitir alguns estacionamentos aqui nessa região, não em toda a área em razão de algumas situações de pavimento que a gente precisa preservar, mas vai autorizar o estacionamento em algumas áreas próximas desses comercio”, afirma o secretário municipal de Obras, Pedro Luiz Pegoraro.
Obras inacabadas na Avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto
Marcelo Moraes/EPTV
A centenária avenida deveria estar com obras de uma revitalização orçada em R$ 31 milhões e iniciada em julho do ano passado. O projeto estava previsto para ser concluído em junho deste ano, mas a Prefeitura rompeu o contrato com a empresa no ano passado, uma decisão que se tornou alvo de discussão judicial: o município alegou atrasos no cronograma, apesar de frequentes notificações, enquanto a Construtora Metropolitana justificou que a descoberta de uma galeria de águas pluviais impossibilitou a sequência das obras.
Apesar disso, a administração municipal prometeu que uma nova empresa deve assumir a revitalização em até 90 dias, após o processo de licitação.
Quais são as medidas emergenciais
Já iniciada, a limpeza na Avenida Nove de Julho consistirá no corte do mato que cresceu nas calçadas e canteiros, bem como na varrição e retirada de galhos e restos de entulho.
Na questão da segurança, a Prefeitura prometeu solicitar à CPFL um reforço na iluminação da avenida, bem como no patrulhamento, por parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em toda a extensão da avenida.
LEIA TAMBÉM
Avenida Nove de Julho: o que está em jogo no impasse das obras em endereço histórico de Ribeirão Preto
TJ valida rescisão de contrato com empresa que atrasou obras na Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto
Justiça suspende reajuste no vale-transporte após MP questionar diferença de tarifas em Ribeirão Preto
Além disso, a Prefeitura prometeu criar vagas de estacionamento em alguns locais da Nove de Julho. Segundo Pegoraro, os trechos a serem sinalizados e autorizados para veículos são próximos ao local em obras. Um estudo a ser realizado pela RP Mobi será divulgado na próxima semana.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.