‘SOS Açucena’: prefeitura arrecada água, alimentos, produtos de limpeza e outros materiais após temporal que atingiu a cidade


Município está em situação de emergência desde domingo (28). De acordo com a Defesa Civil uma pessoa ficou desabrigada e 62 estão desalojadas. Comunicado da prefeitura de Açucena
Redes sociais
Comunicado da prefeitura de Açucena
Redes sociais
A prefeitura de Açucena está mobilizando a campanha “SOS Açucena” com o objetivo de arrecadar alimentos, material de limpeza, água e outros itens após temporal que atingiu a cidade no domingo (28). A Defesa Civil informou que essa foi a pior cheia que aconteceu em Açucena, desde 1979.
Açucena decreta situação de emergência após fortes chuvas do fim de semana
De acordo com a Defesa Civil uma pessoa ficou desabrigada e 62 estão desalojadas.
Um idoso de 80 anos ficou ferido, mas sem gravidade. Ele foi levado para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.
Açucena que fica no Vale do Rio Doce, tem 8943 habitantes segundo o último senso do IBGE. Todos foram afetados direta ou indiretamente pelo transbordamento dos ribeirões Travessão e Das Flores, conforme a Defesa Civil.
Segundo o secretário de assistência social Vander, até o momento 79 famílias, totalizando 200 pessoas perderam praticamente tudo o que tinham.
Depois do temporal, 25 comunidades, distritos e povoados ficaram sem acesso a Açucena.
Os estragos ainda são contabilizados e o volume de chuva ainda não foi informado ao município que não conta com estação automática que contabiliza os dados meteorológicos.
Ponte destruída na cidade de Açucena
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Doação
O posto de arrecadação em Açucena fica no Centro Cultural da cidade (antigo Fórum), Praça Edson de Miranda, no Centro da cidade. A prefeitura pede os seguintes materiais:
Alimentos não perecíveis
Água mineral
Calçados, colchões, roupas de cama
Materiais de limpeza
Produtos de higiene pessoal
Roupas
Quem quiser doar e tiver alguma dúvida pode ligar no número (31) 99385-6874.
Ajuda humanitária Governo de Minas
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), está prestando assistência aos municípios do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, atingidos por intensa chuva nos últimos dias.
A Defesa Civil Estadual informou que enviou mais de 500 itens para ajuda às famílias afetadas pelo temporal.
Uma das equipes se deslocou para a cidade de Açucena, no Vale do Aço, com o objetivo de auxiliar na coordenação dos trabalhos de reparação e retorno à normalidade.
Foram enviados cem colchões, cem kits dormitório, cem kits limpeza, cem kits higiene, 60 cestas básicas, 50 sacos de roupas e duas lonas para serem distribuídas para os moradores.
Initial plugin text
No Vale do Mucuri, a Defesa Civil Estadual esteve em Teófilo Otoni, e depois passou por Jampruca, Carlos Chagas, Pavão, Campanário, Itambacuri e Santo Antônio do Jacinto.
Em Santo Antônio do Jacinto, a equipe permaneceu por dois dias, auxiliando moradores atingidos na tomada de providências como retirada de documentos necessários e outras providências.
✅ Clique aqui para seguir canal do g1 Vales no WhatsApp
“Estamos deixando Santo Antônio do Jacinto e indo para Umburatiba, onde vamos auxiliar o município e levar alento aos afetados pelas fortes chuvas,” declarou o capitão Ueber Charles da Silva, chefe do Núcleo de Apoio Regional da Defesa Civil do Estado.
Balanço
Em Santo Antônio do Jacinto a Defesa Civil registrou, até o momento, 24 desalojados, e em Umburatiba, 30.
Ainda segundo o orgão, chuvas intensas provocaram inundações na cidade de Açucena e deixaram, até o momento, cerca de 62 pessoas desalojadas e uma desabrigada.
A energia elétrica e o abastecimento de água foram atingidos, porém a Cemig e Copasa, respectivamente, já estão no local para restabelecer o serviço.
Houve obstrução de vias e inundações diversas, que causaram danos materiais diversos.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.