Roraima tem aumento de casos suspeitos de dengue e Saúde emite alerta


Dados do Boletim de Monitoramento das Arboviroses apontam que o estado contabilizou 40 casos prováveis da doença, o que representa aumento de 400% quando comparado ao ano passado. Na capital, Boa Vista, estão a grande maioria dos casos. Aumento de casos coloca Roraima em alerta para dengue
Divulgação/Governo de Roraima
A Secretaria de Saúde de Roraima emitiu alerta de risco para casos de dengue nos municípios de Roraima nesta segunda-feira (29). Dados do Boletim de Monitoramento das Arboviroses apontam que o estado contabilizou 40 casos prováveis da doença, o que representa aumento de 400% quando comparado ao ano passado, que contabilizou oito casos.
O boletim é feito pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, que classificam a situação como “alarmante”. O documento ressalta ainda que é esperado um aumento no número de casos prováveis de dengue para o mês de fevereiro.
Dos 40 casos prováveis de dengue registrados nas três primeiras semanas de janeiro deste ano, 35 estão concentrados na Capital Boa Vista.
Bairros de Boa Vista com casos prováveis de dengue
De acordo com o levantamento, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem se organizar para atender estes casos.
“Considerando a série histórica, no mês de fevereiro, é esperado um aumento no número de casos prováveis de dengue. Portanto, todos os municípios devem se organizar para garantir a identificação de casos suspeitos nas UBS [Unidades Básicas de Saúde – postos de saúde], realizar coleta para exames de diagnóstico no primeiro contato com o paciente visando identificar os sorotipos circulantes do DENV e, principalmente preparar os profissionais para identificação da manifestação de sinais de gravidade nos usuários que buscarem os serviços de saúde”, ressalta um trecho do Boletim.
Vacinas contra dengue
Vacina contra dengue deve começar a ser oferecida pelo SUS a partir de fevereiro
ROGÉRIO VIDMANTAS/PREFEITURA DE DOURADOS via BBC
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. Em Roraima, 10 municípios de Roraima receberão as doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vão receber a vacina pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2.
A Secretaria de Saúde (Sesau) aguarda o envio de nota técnica para elencar as estratégias que serão executadas junto aos municípios.
“Não temos ainda a data do início [da campanha] e da chegada das primeiras doses, mas assim que tivermos a grade de distribuição [de vacinas] nós estaremos informando a população do Estado”, destacou a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.