Começam os eventos preparativos para o G20, que vai reunir líderes das maiores economias do mundo no Rio


Políticos, empresários e representantes do setor privado se reuniram no Rio para dar início a discussões econômicas que podem marcar o futuro do planeta nos próximos anos. Começam os eventos preparativos para o G20, que vai reunir líderes das maiores economias do mundo no Rio
Jornal Nacional/Reprodução
Começaram nesta segunda-feira (29) os eventos preparativos para o G20, que vai reunir líderes das maiores economias do planeta em novembro, no Rio.
Temas como transição energética, mudança climática, inteligência artificial e até o impacto da saúde mental nos negócios foram tratados.
O G20 reúne 19 países, além da União Europeia e da União Africana, recém chegada ao bloco. Já o B20 é a parte do grupo que busca soluções para o desenvolvimento social e econômico inclusivo.
À tarde, o presidente do Fórum Econômico Mundial, o norueguês Borge Brende, falou sobre o desafio de moldar uma economia sustentável num cenário global complexo marcado por guerras e conflitos comerciais.
“Os países estão competindo e não colaboram. O Brasil está muito bem situado para ser um mediador nesse cenário geopolítico complexo”, diz ele.
Em novembro, as recomendações vão ser levadas aos chefes de governo do G20, que se reúnem pela primeira vez no Brasil. Autoridades brasileiras destacaram no encontro a importância de presidir o bloco das maiores economias do mundo.
“Os três grandes temas hoje de preocupação planetária, segurança alimentar, segurança energética e clima, nos três o Brasil é grande protagonista. Temos a energia mais limpa praticamente do planeta, um exemplo, temos uma enorme contribuição a dar na descarbonização e na questão do clima”, afiram Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
LEIA TAMBÉM
Xi Jinping deve fazer visita de Estado ao Brasil, antes de participar do G20
Brasil avalia pautar no G20 discussão sobre regulação das plataformas digitais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.