Incêndio destrói parte de escola municipal em Nova Era; VÍDEOS


Foram utilizados 12 mil litros de água para controlar as chamas. Uma sala de aula foi atingida. Escola Municipal Estação Crescer, em Nova Era, pega fogo
A Escola Municipal Estação Crescer, em Nova Era, Região Central de Minas Gerais, pegou fogo nesta segunda-feira (29). O Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência foi acionado e trabalhou de forma integrada com Polícia Militar e servidores públicos da Secretaria Municipal de Obras no combate às chamas (veja o vídeo acima).
Uma sala e a estrutura do telhado do cômodo foram danificados pelo incêndio. Foram necessários 12 mil litros de água, que estavam armazenados em um caminhão-pipa do município, para conter as chamas.
“O maior desafio foi entender a dinâmica do incêndio, porque não se sabia onde teria começado. Além disso, havia o deslocamento de telhas que desprendiam da estrutura do telhado que foi danificada. Foi feito resfriamento nas salas ao lado, bem como no telhado, para preservar as estruturas anexas. Aqui trata-se de uma escola que é antiga, em um lugar que é patrimônio histórico, já que foi a antiga estação ferroviária de Nova Era”, explicou o socorrista Lindiomar Reis.
As chamas eram altas e a fumaça podia ser vista de longe (veja o vídeo abaixo).
Escola Municipal Estação Crescer pega fogo e fumaça pode ser vista de longe
Segundo a Prefeitura de Nova Era, a Escola Municipal Estação Crescer possui 351 alunos, com idades entre 3 e 11 anos. Não houve feridos – é período de férias e, no momento do incêndio, não havia ninguém na instituição.
O começo do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro, não será prejudicado porque apenas uma sala de aula foi atingida.
“Não vai ter alteração do período letivo porque houve dano apenas a uma das salas. A ação de combate às chamas foi muito rápida, e o fogo não se alastrou para as outras estruturas. Não houve vítimas e isso é o mais importante”, disse o prefeito de Nova Era, Txai Silva Costa (Rede).
Escola Municipal Estação Crescer, em Nova Era, pegando fogo.
Redes Sociais
A escola é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e, de acordo com a prefeitura, não será necessário fazer restauração, apenas a troca de telhas, móveis e pintura.
A Secretaria Municipal de Educação vai ser responsável pelas obras, que será acompanhada pela Secretaria Municipal de Cultura para que não haja descaracterização.
Ainda segundo a prefeitura, a perícia da Polícia Civil foi acionada. O g1 entrou em contato com a PC e aguarda retorno.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.