Conselho Distrital de Fernando de Noronha solicita mudança de área de instalação de usina solar


Em reunião na Neoenergia, no Recife, conselheiros pediram que a empresa não instale usina na região da Estrada Velha do Sueste, pois querem que o local seja destinado a loteamento para os moradores. Conselheiros distritais participaram de reunião na Neoenergia
Ailton Júnior/Acervo pessoal
Os conselheiros distritais de Fernando de Noronha estiveram na sede da Neoenergia Pernambuco, no Recife, na segunda-feira (22), e solicitaram que a empresa faça relocação de uma usina solar, programada para ser instalada na região da Estrada Velha do Sueste.
Os representantes dos moradores da ilha querem que essa área seja usada para distribuição de lotes na Política Habitacional Distrital (PHD).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Segundo o presidente do Conselho, Ailton Araújo Júnior, o local previsto para a usina, que faz parte da área da Força Aérea Brasileira (FAB), é zona urbana e pode ser utilizado para loteamento.
“Essa área pode ser incluída na PHD e se transformar em cerca de 100 lotes, de 250 metros. Por lei, os loteamentos só podem ser feitos na zona urbana. Já a usina solar poderá ser instalada na zona de conservação, onde não é possível moradia”, disse Ailton Júnior.
O gerente de Relações Institucionais da Neoenergia, Rafael Nascimento, participou da reunião com os conselheiros. Ele explicou que a empresa tem autorização da FAB para estudo da instalação da usina solar, mas que não ainda há a cessão do terreno.
“Solicitamos ao Conselho Distrital que indique outra área para que a gente também faça estudo para instalação. Precisamos avaliar se é possível substituir uma área por outra”, declarou o gerente.
Rafael Nascimento afirmou que a Neoenergia está em fase inicial do trabalho e que a empresa não tem as licenças necessárias para instalação dos painéis solares, por isso não há previsão para o início da obra.
LEIA TAMBÉM:
Justiça determina fornecimento de energia e água para 42 famílias de Fernando de Noronha
TCE
De acordo com Ailton Araújo, os conselheiros distritais também estiveram no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), na terça-feira (23). Eles solicitaram ao órgão ampliação do prazo para entrega da análise da prestação de contas da Administração da Ilha, que é feita pelo Conselho.
“Fizemos essa solicitação por conta do atraso no envio de informações da Administração de Noronha, inclusive respostas para nossos questionamentos”, disse o presidente do Conselho Distrital.
Na quarta-feira (24), os conselheiros participam de uma reunião na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para discutir o saneamento de áreas em Fernando de Noronha e ligação para abastecimento de água em pontos já autorizados.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.