Evento em Curitiba celebra os 80 anos de Paulo Leminski


Evento terá uma obra inédita de Tim Rescala, composta a partir dos poemas de Leminski. Filha de Paulo Leminski comenta homenagem aos 80 anos do poeta
Reprodução
Um dos maiores eventos culturais do Pais presta homenagem aos 80 anos do poeta e compositor Paulo Leminski.
Esse é o tempo de sons e melodias na cidade.
Mais de dois mil músicos se reúnem em Curitiba para a quadragésima primeira edição da Oficina de Música – pessoas que muitas vezes nunca se viram, juntas, formam orquestras.
Veronica enfrentou uma viagem de 28 horas, de Montevideu no Uruguai a Curitiba. A musicista diz que “chegou cansada, mas as aulas são boas, os maestros são excelentes e compartilhar com os colegas é enriquecedor”.
“Essa oportunidade de estar com artistas internacionais, com maestros e professores internacionais é muito importante para nós jovens músicos”, afirma o maestro Renan Cardozo Lima, do Pará.
As aulas vão desde a música erudita até contemporânea.
A oficina também tem apresentações. A maioria é de graça. E nesta edição, uma homenagem: o curitibano Paulo Leminski.
Um artista múltiplo: escritor, músico e poeta, que completaria 80 anos em 2024.
Leminski criou poemas profundos, com frases curtas. Usava trocadilhos, brincadeiras e ditados populares. Grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Moraes Moreira e Arnaldo Antunes interpretaram músicas do poeta curitibano.
A orquestra e o coral da Camerata Antiqua de Curitiba prepararam um espetáculo com uma obra inédita do músico Tim Rescala, composta a partir dos textos e canções de Leminski.
“Eu procurei ser respeitoso à obra dele, mas como ele sempre foi um artista inovador, eu acho que a gente tem que sempre que trazer algo novo, porque é fazendo assim, que essa obra vai ser perenizada”, afirma o músico.
Na primeira fileira do teatro a família Leminski contempla a obra que tem o poder de ultrapassar os limites do tempo.
“Ele está realmente muito presente. Está presente com a sua obra, está presente com a sua imagem, com a sua referência de Curitiba. É uma referência de Curitiba pro Brasil e até pro mundo”, afirma Áurea Leminski, filha do poeta.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.