Cenipa aponta ‘falha do motor’ de aeronave da Polícia Federal que caiu em BH em relatório preliminar


Investigações seguem em andamento, e conclusão final sobre acidente ainda será publicado. Vídeo mostra decolagem e queda de aeronave na Pampulha (crédito: canal MGAoVivo/ Youtube)
O monomotor da Polícia Federal (PF) que caiu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, teria sofrido falha ou mau funcionamento do motor, segundo informações preliminares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As investigações ainda estão em andamento.
Segundo o reporte preliminar do Cenipa, que tem a finalidade de apresentar o status atual da notificação, “após a decolagem, ocorreu a falha do motor, e os pilotos realizaram uma tentativa de pouso de emergência na cabeceira oposta”. A aeronave acabou colidindo com o solo.
“A classificação inicial é analisada durante a investigação da ocorrência em questão. No entanto, não vincula, obrigatoriamente, as conclusões que serão publicadas no relatório final da investigação. […] A investigação da ocorrência aeronáutica segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”, disse o Cenipa, em nota.
Dois policiais federais morreram no acidente, José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, de Brasília. Um terceiro ocupante do monomotor, o mecânico Walter Luiz Martins, de uma empresa terceirizada, ficou ferido. Ele teve alta médica dois dias depois da queda.
De acordo com o especialista em aviação Kerley Oliveira, o relatório final do Cenipa vai dar mais detalhes sobre o caso e pode, inclusive, ter conclusões diferentes. O objetivo do órgão não é apontar eventual culpa, mas sim investigar ocorrências aeronáuticas de forma a prevenir novos acidentes.
“Tudo leva a crer, para esse caso, que é um problema relacionado ao motor da aeronave. Agora, o que levou a isso? Qual componente especificamente falhou? E por que ele falhou? […] A investigação continua, é só uma ideia preliminar, não é ainda o relatório final”, explicou o especialista.
Acidente
Avião monomotor sofre acidente em Belo Horizonte
Corpo de Bombeiros
O acidente foi registrado no dia 6 de março. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave da Polícia Federal chegou a decolar e perdeu altitude instantes depois, caindo na lateral da pista, às 14h14. O veículo pegou fogo após a queda.
O monomotor é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros. Ele já tinha sofrido dois incidentes, em 2019 e 2020, relativos a estouro de pneu.
Na época da ocorrência, a Polícia Federal se e solidarizou com os familiares e amigos das vítimas e decretou luto oficial de três dias.
Policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto morreram em acidente com monomotor da Polícia Federal em Minas Gerais
Reprodução/redes sociais
LEIA TAMBÉM:
Monomotor da Polícia Federal cai na Pampulha logo após decolar; VÍDEO
Policiais federais mortos em queda de monomotor em Minas Gerais são de Brasília
Aeronave que caiu na Pampulha já havia registrado incidentes em 2019 e em 2020
‘Poderia confirmar se ele está voando?’: ouça conversa entre controladores de voo durante queda de avião em BH
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.