Sangria do açude Gargalheiras atrai milhares de visitantes e congestionamento chama atenção


Município recebeu mais de 6 mil pessoas no sábado (6). Estrada que dá acesso à barragem tem longo engarrafamento. Mais de 6 mil pessoas visitaram o Açude Gargalheiras neste sábado
Muita gente foi ver de perto a sangria do açude Gargalheiras, em Acari, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, neste fim de semana. Diante do chamado “véu de noiva”, a movimentação é intensa durante todo o dia. Todos querem contemplar o momento e registrar com fotos.
O trânsito chegou a ficar congestionado na via principal da cidade. Neste domingo (7), novas imagens apontam que a estrada da comunidade que dá acesso à barragem – que tem quase 5 km de extensão – também ficou tomada por centenas de veículos.
Sangria do açude Gargalheiras atrai milhares de visitantes e congestionamento chama atenção
Reprodução
Se no sábado (6) foram aproximadamente 6 mil visitantes, a expectativa do município é que o domingo registre um número ainda maior.
Por orientação da Polícia Rodoviária Estadual, o trânsito na região foi modificado. Apenas veículos autorizados podem acessar o trecho da estrada que fica mais próximo à barragem. Veículos de passeio só podem estacionar no campo de futebol, que fica a uma distância de 500 metros do paredão.
A recomendação da prefeitura é que os moradores de Acari e região evitem usar veículos para visitar o Gargalheiras.
Sangria do açude Gargalheiras aumenta e forma ‘véu de noiva’ – Imagens: Cléber Dantas
A partir das 17h, também está prevista a Festa do Gargalheiras, com shows de Bruno Martins, Giullian Monte e Giannini Alencar, além da banda Feras.
Sangria do açude Gargalheiras forma ‘véu de noiva’ nesta sexta-feira (5)
Hugo Andrade/Inter TV Cabugi
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
Sobre o Gargalheiras
👉 Contexto: A “sangria” é o termo usado quando o reservatório chega à sua capacidade máxima e transborda. Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme “Bacurau” em 2018 e é um dos maiores açudes do estado.
A sangria começou na noite de quinta-feira (3), ainda tímida, mas houve fogos, orações e muita comemoração no local. Centenas de pessoas aguardavam a sangria às margens do Gargalheiras.
O açude de Gargalheiras tem capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter ideia do tamanho desse reservatório, ele é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de quatro anos.
Entenda o caminho das águas: para onde vai sangria do Açude Gargalheiras
Desde a última sangria, em 2011, o Gargalheiras passou por momentos difíceis com a falta de chuvas na região, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.
Num desses momentos sem água, o açude serviu de cenário para o filme brasileiro “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.
LEIA TAMBÉM
JANEIRO DE 2021: Açude Gargalheiras virou patrimônio histórico do RN
NO SERIDÓ: Saiba como chegar ao açude Gargalheiras no Seridó potiguar
Em cerca de 40 dias, o açude de Gargalheiras saiu de 1% de volume de água para a sangria. Em 22 de fevereiro, o açude tinha 1,63% do volume de água, de acordo com o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).
Além das chuvas que caíram nos últimos dias no estado, o aumento no nível do Gargalheiras foi impulsionado também pela sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que levou parte da água para o açude de Acari.
Após 13 anos, açude Gargalheiras inicia sangria e sertanejos comemoram com fogos e orações
Vídeos mais assistidos do g1 RN
d
Adicionar aos favoritos o Link permanente.