Ziraldo: ‘Menino Maluquinho’, clássico do cinema nacional, foi filmado em BH e Tiradentes


O principal cenário do filme é a Rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. ‘Menino Maluquinho’, clássico do cinema nacional filmado em MG, completa 25 anos
As ruas de Belo Horizonte e Tiradentes, na Região Central de Minas Gerais, abrigaram as gravações de um dos maiores clássicos do cinema nacional na década de 1990, o filme “Menino Maluquinho”. O garoto travesso é o personagem de maior sucesso de Ziraldo, escritor que morreu neste sábado (6).
O Menino Maluquinho surgiu primeiramente em 1980, nos quadrinhos, onde se torno conhecido. Na década seguinte, mais especificamente 15 anos depois, ganhou carne e osso no filme dirigido pelo diretor Helvécio Ratton.
Helvécio Ratton, diretor do filme “Menino Maluquinho”
Reprodução / TV Globo
Na época, Ziraldo veio até BH para acompanhar as gravações e conviveu com Ratton. Após a morte do autor, o diretor falou sobre a perda e contou como foram os trabalhos naquela época.
Ele vai ficar sempre entre nós, já ficou para sempre. É uma obra que faz parte da vida brasileira […] O Menino Maluquinho, que foi o grande destaque da obra dele, eu tive o prazer de dirigir o filme. Trabalhei com o Ziraldo no roteiro, foi um prazer trabalhar juntos inventando histórias. O Ziraldo, ao mesmo tempo que era um vulcão de criatividade e não parava de criar, sabia ouvir os outros, sabia catar uma ideia. Foi um prazer muito grande! – diretor do filme “Menino Maluquinho”, Helvécio Ratton, em entrevista à TV Globo.
Cena do filme “Menino Maluquinho”, lançado há quase 29 anos, em julho de 1995.
Divulgação
Cenário
As gravações foram todas feitas na capital mineira e na cidade história da Região Central do estado. Mas o principal cenário do filme é a Rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde ficam casas históricas tombadas – incluindo aquela onde viveu Guimarães Rosa.
A rua Congonhas do filme, em 1995, com as casinhas históricas coloridas, muretas baixinhas e calçada larga. E em 2020, com casinhas praticamente demolidas e cercadas por tapumes.
Reprodução (esquerda) e Cristina Moreno de Castro (direita)
Ambientado nos anos 60, o longa retrata uma infância de brincadeiras ao ar livre. Encontrar um cenário na cidade que preservasse as características de décadas passadas foi um desafio.
Quando o lançamento de “Menino Maluquinho” completou o 25º aniversário, o diretor contou ao G1 que imóveis do local estavam vazios, outros eram bares, e que o fato de a via ser plana facilitou a gravação.
“A Rua Congonhas era um oásis. Fizemos acordos, conseguimos pintar tudo, refizemos o passeio com a cor, pintamos postes, fizemos um trabalho de arte bem grande ali”, lembra Ratton.
Elenco
O ator Samuel Costa, que interpretou o Menino Maluquinho, em imagem do filme, lançado em 1995, e em 2020.
Reprodução (esquerda) e arquivo pessoal (direita)
A maior parte do elenco é formada por crianças, hoje adultos. Segundo Ratton, mais de 3 mil testes foram realizados no país para escolher o protagonista.
O escolhido foi o ator Samuel Costa. Antes do filme ele já fazia comerciais e editoriais de revistas. Samuel também fez a sequência do filme em 1998: “Menino Maluquinho 2 – A Aventura”.
Alguns outros personagens foram:

Nina – Fernanda Guimarães
Junin – Samuel Brandão
Carol – Carolina Galvão
Julieta – Cristina Castro
Herman – Caio Reiss
Shirley Valéria – Camila Paes
Quincas – Gustavo Toledo
Bruce Lee – Felipe Malzac
Toquinho – Bernardo Cunha
Ziraldo
Ziraldo
Divulgação
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.
Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Apesar de bacharel, ele nunca exerceu a advocacia
Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos de idade, enquanto dormia em casa, num apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O velório será às 10h deste domingo (7) na Associação Brasileira de Imprensa, na mesma cidade, e o sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista.
Em Belo Horizonte, fãs e amigos reforçam o legado deixado por Ziraldo
Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos
‘Menino Maluquinho’, clássico do cinema nacional filmado em BH e Tiradentes, completa 25 anos; veja como estão os atores hoje
‘Um dos filhos mais ilustres da UFMG’, diz reitoria sobre Ziraldo
Da turma do Pererê ao Menino Maluquinho, relembre personagens mais marcantes criados por Ziraldo
O Menino Maluquinho: como nasceu o mais famoso personagem de Ziraldo
Ziraldo publicou 1º desenho aos seis anos, foi ‘pai’ do Menino Maluquinho e fundou jornal ‘O Pasquim’
Famosos lamentam a morte e homenageiam Ziraldo nas redes sociais; veja

Adicionar aos favoritos o Link permanente.