ESG dentro dos refeitórios da empresa: um diferencial de mercado


Confira como os refeitórios da sua empresa podem gerar benefícios operacionais e vantagens estratégicas ao implementar práticas de ESG ESG dentro dos refeitórios da empresa: um diferencial de mercado
RPC/Kauana Bechtloff
Todas as empresas que se preocupam com o longo prazo estão atentas ao ESG. E, com o objetivo de melhorar os seus impactos, estão mudando os seus hábitos e fazendo diferente.
Um exemplo disso é a Romanha, indústria paranaense de alimentos, que se preocupa em promover práticas sustentáveis e sociais em toda a sua operação. Dentro de sua fábrica em Pinhais, com 235 funcionários, até o refeitório dos colaboradores é fonte de sustentabilidade. Entenda como:
Implementando a compostagem no refeitório dos colaboradores
Com a alta recorrência de pessoas no refeitório, o local é ideal para conscientizar os colaboradores, estimular a sua participação nas iniciativas ecológicas e criar uma cultura corporativa. E foi pensando nisso que a Romanha iniciou a parceria com a Composta+, uma gestora de resíduos orgânicos.
Desde então, todos os restos de alimentos decorrentes da produção das refeições e das sobras dos colaboradores passaram a ser descartados corretamente. Assim, podendo ser destinados e tratados para a compostagem, onde ganham uma vida útil muito mais longa e sustentável.
Leandra Andrade Rosa, gerente de qualidade, é a responsável por identificar e corrigir desperdícios em toda a operação, incluindo o dos orgânicos. E ela explica o que essa mudança representou para a empresa.
Na questão da responsabilidade ambiental, ela ajuda muito. […] Com a Composta+, agora a gente consegue destinar corretamente os resíduos.
A separação dos resíduos orgânicos no refeitório da empresa
As bombonas da separação ficam dispostas na cozinha e dentro do refeitório. Assim, os próprios funcionários fazem o descarte dos orgânicos normalmente durante a rotina. Para que não haja dúvidas, a Composta+ realiza um treinamento com a equipe e disponibiliza todos os materiais de apoio necessários.
E nesse processo, além da conscientização dos colaboradores, a empresa pode aproveitar muitos benefícios:
Selo de sustentabilidade. Além de poder incluir a destinação correta como mais uma prática sustentável da empresa, ela ainda recebe o Selo Composta+, que pode ser utilizado nas estratégias de marketing.
Vantagens operacionais. Com bombonas práticas e que são feitas para impedir o odor e a atração de insetos, a operação do lixo fica mais fácil. Suprindo a utilização dos sacos pretos, que tendem a rasgar e a vazar.
Bônus no final do mês. Como recompensa, os clientes da Composta+ recebem adubo orgânico e mudas de hortaliças no final de todo mês, que podem ser doadas ou distribuídas como brindes.
Para onde vão os resíduos orgânicos após a coleta?
Com a frequência ideal para cada empresa, a Composta+ faz a coleta das bombonas, substituindo por outros recipientes limpos. Todos os resíduos obtidos são direcionados para um pátio de compostagem onde, durante dois a três meses, recebem o tratamento para serem transformados em adubo.
Informativo sobre os resíduos aceitos na compostagem
RPC/Kauana Bechtloff
Igor Oliveria, co-fundador da Composta+, reforça que pode parecer uma atitude simplória, mas que esse simples ato tem o potencial de gerar enormes cadeiras de impacto positivo no mundo. Durante os 5 anos de atividade da Composta+, mais de 9.500 toneladas de resíduos orgânicos foram tratados e isso só foi possível por cada empresa e pessoa que decidiu fazer diferente.
Conheça mais sobre a Composta+ e veja como ela funciona na prática
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