Condenado na Bahia


Imagem do momento em que o Corpo de Bombeiros entra na lagoa das Bateias para retirar o corpo de Ruan Gabriel do local
Polícia Civil/ Divulgação
O homem acusado de matar um adolescente há quase seis anos em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi condenado a 17 anos de prisão, na quinta-feira (4). De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), autor da acusação, João Paulo Andrade Pereira matou Ruan Gabriel Souza, de 17 anos, porque a vítima teria namorado uma ex-companheira dele.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Além de ter sido autor do homicídio ocorrido em agosto de 2018, João Paulo Andrade foi condenado pelos crimes de ocultação de cadáver e porte ilegal de arma. Ruan Gabriel Souza da Luz ficou desaparecido por uma semana e, em seguida, o corpo dele foi achado em uma lagoa.
Na época do crime João Paulo tinha 19 anos. Ele contou com a ajuda de Jurandir Oliveira Nascimento e de um adolescente de 15 anos, para atrair Ruan Gabriel para um matagal localizado na Lagoa das Bateias e o assassinou com dois tiros. Em seguida, os três jogaram o corpo da vítima na lagoa para que afundasse e o cadáver fosse ocultado.
No mesmo mês em que o crime ocorreu, os três foram presos. Segundo as investigações, o homicídio foi cometido por motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Em 2022, Jurandir Oliveira foi condenado a 16 anos e dois meses de prisão por matar e esconder o corpo de Ruan. Já o adolescente de 15 anos, foi apreendido.
Relembre o caso
Polícia encontra corpo do adolescente desaparecido há uma semana em Vitória da Conqusita
O crime aconteceu no dia 21 de agosto de 2018. De acordo coma denúncia do promotor de Justiça José Junseira, Ruan Gabriel foi atraído para um matagal e morto a tiros.
Ruan Gabriel só foi encontrado, já sem vida, no dia 27 do mesmo mês e ano, após rumores de que havia sido assassinado.
Na ocasião, a polícia informou que os três suspeitos eram amigos da vítima e que o crime teria sido motivado por ciúme. João Paulo, que teria feito os disparos, disse à polícia que Ruan tinha um relacionamento amoroso com a namorada dele.
Ainda segundo a polícia, o trio foi encontrado enquanto traficava drogas. Eles confessaram detalhadamente o assassinato e contaram que jogaram o corpo na Lagoa das Bateias.
O revólver utilizado para matar a vítima foi encontrado escondido no local do crime. Os jovens foram levados para a delegacia da cidade. O adolescente suspeito de envolvimento no crime, assinou boletim de ocorrência circunstanciado e a polícia pediu a internação dele à Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
VÍDEOS: g1 e TV Bahia – domingo, 28 de agosto de 2022| em G1 / BA / Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.