Clodesmidt Riani, ex-líder sindical e ex-deputado de MG é sepultado em Juiz de Fora


Ex-líder sindicial morreu na mesma data que há 60 anos atrás, se entregou aos militares na Ditadura Militar; relembre a trajetória marcada, principalmente, pela luta do direito dos trabalhadores. Clodesmidt Riani morre aos 103 anos, em Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
Foi enterrado nesta sexta-feira (5), Clodesmidth Riani, ex-líder sindical e ex-deputado de Minas Gerais. Ele estava internado há 15 dias por causa de uma pneumonia, que evoluiu para uma insuficiência renal, e morreu na tarde de quinta-feira (4), aos 103 anos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O sepultamento ocorreu no Cemitério Parque da Saudade e reuniu familiares e amigos.
Velório de Clodesmidt Riani em Juiz de Fora
Reprodução/TV Integração
“Um homem de grande caráter. Tenho muito orgulho e amor por ter tido meu avô como nosso líder familiar, porque ele foi um exemplo pra gente, não só de homem público, mas de avô, ele fez diferença na nossa vida”, disse o neto, Frederico Riani.
A equipe da TV Integração esteve no local e conversou com os familiares do ex-líder sindical, que lembraram, principalmente, da trajetória de luta pelos direitos do trabalhadores e a cassação do mandado de deputado durante a ditadura militar.
“Ele morreu no mesmo dia que 60 anos atrás, se entregou aos militares”, lembrou o filho, Flodesmidt Riani.
Segundo o filho, foi ele quem convenceu o pai a se apresentar porque estava sendo procurado pelo exército em todo país, e que isso seria uma garantia da própria vida dele, que estava em risco.
“Ele se despediu dos filhos, foi na missa das 5 horas da Igreja da Glória, e se apresentou no quartel. Lá ele foi recebido pelo exército brasileiro com chutes”, completou.
Clodesmidt Riani golpe Juiz de Fora
Nathalie Guimarães/G1
Homenagens
Com o falecimento de Riani, a Prefeitura de Juiz de Fora decretou luto oficial de três dias. “Neste momento de dor e consternação, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos de Clodesmidt Riani”, disse a prefeita Margarida Salomão.
A UFJF também lamentou o falecimento: “O sindicalista é Professor Honoris Causa da UFJF desde 2005. Riani se destaca na história nacional por sua trajetória de luta em defesa dos trabalhadores e da democracia.”
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A Câmara Municipal de Juiz de Fora também se pronunciou sobre o falecimento do ex-deputado e líder sindical Clodesmidt Riani, aos 103 anos de idade.
Trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores
Natural de Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani iniciou sua relação com o movimento sindical em Juiz de Fora, após ser integrante da antiga Companhia Mineira de Eletricidade. Tornou-se líder da categoria no município e foi ascendendo na política sindical.
Nesse cenário de crescente reconhecimento no país, Riani esteve em lideranças de Estado e nacionais – chegando a assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI); também foi, durante muitos anos, dirigente no Comando Geral dos Trabalhadores.
O sindicalista esteve ligado à carreira política e à militância; foi deputado estadual em Minas Gerais e filiado ao PTB e ao PMDB.
Durante a ditadura militar, foi condenado e preso injustamente, sofrendo a perda do seu mandato como deputado – restituído, tempos depois, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Clodesmidt Riani golpe Juiz de Fora
Nathalie Guimarães/G1
LEIA TAMBÉM:
BARBACENA: Homem é eletrocutado durante instalação de placa solar no Centro de Barbacena
VÍDEO: Preso faz live rindo de dentro de cela de delegacia em MG
GOLPE DE 1964: MPF pede que Exército dê aulas aos militares sobre o que foi o golpe de 1964 e os direitos humanos violados durante os 20 anos de ditadura
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.