Contas públicas têm déficit recorde de R$ 48,6 bilhões em fevereiro e dívida sobe para 75,5% do PIB, maior nível em um ano e meio

Informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Banco Central. Na comparação com o PIB, o rombo nas contas públicas de fevereiro foi o pior resultado em 20 anos. As contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de R$ 48,7 bilhões em fevereiro deste ano, o equivalente a 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB), informou o Banco Central nesta sexta-feira (5).
O déficit primário acontece quando as receitas com impostos ficam abaixo das despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Em caso contrário, há superávit. O resultado engloba o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais.
Ao mesmo tempo, a dívida bruta subiu 0,5 ponto percentual no mês passado, para 75,5% do PIB, o maior patamar desde junho de 2022, ou seja, em pouco mais de um ano e meio.
De acordo com o BC, o déficit de fevereiro das contas públicas representa o pior resultado para esse mês, tanto em valores correntes quanto na proporção do PIB, desde o início da série histórica em dezembro de 2001.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.