Sobe para dois número de mortes por dengue no Amazonas, afirma Fundação de Vigilância


Óbitos, de acordo com a FVS, ocorreram em Manaus e em Lábrea, no interior do estado. Comitê investiga mortes suspeitas de arboviroses encaminhadas para análise, pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Divulgação
O Amazonas já registra duas mortes por dengue, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgados na quinta-feira (4). Os óbitos, de acordo com a FVS, ocorreram em Manaus e em Lábrea, no interior do estado.
No dia 29 de março, o painel de monitoramento do Ministério da Saúde já havia contabilizado uma morte pela doença na capital.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ainda de acordo com a fundação, o Comitê de Avaliação de Óbitos de Arboviroses no Amazonas investigou dez óbitos suspeitos. Desses, oito foram concluídos, seis descartados, dois confirmados e dois aguardam conclusão da investigação.
O comitê investiga mortes suspeitas de arboviroses encaminhadas para análise, pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Atualmente, o Amazonas possui, no período de 1º de janeiro deste ano até a quinta-feira, 3.360 casos de dengue. Em Manaus, são 1.710 casos confirmados.
Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
No fim de janeiro, o cenário epidemiológico da dengue colocou Manaus em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No início do ano, os casos da doença mais que dobraram na cidade.
Com o objetivo de combater o avanço da doença, foi iniciado, em 20 de fevereiro, a vacinação contra a dengue em todo o estado. No entanto, das 78.760 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, somente 10.624 foram aplicadas nos 12 munícipios eleitos pelo MS.
Inicialmente, o público-alvo para receber o imunizante era de 10 a 12 anos. No entanto, devido à baixa procura, o Amazonas ampliou a vacinação contra a doença para crianças e adolescentes de até 14 anos.
Ainda diante da baixa adesão pelo imunizante, a pasta incluiu mais 10 cidades do Amazonas que irão receber doses da vacina após uma redistribuição anunciada no dia 27 de março.
Prevenção
A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.
Além dessas medidas, a prevenção contra a dengue envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9 e 16 horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.