
Bairros mais atingidos foram Rio Vermelho, Ingleses e Córrego Grande, conforme Defesa Civil. Previsão é de chuva persistente até domingo (28). Florianópolis tem alagamento no bairro Ingleses após chuva
Além da tromba d’água, Florianópolis registrou chuva nesta sexta-feira (26), que deixou bairros de praia alagados. Os locais mais atingidos foram bairros Rio Vermelho, Ingleses e Córrego Grande, de acordo com a Defesa Civil. Também houve alagamento no Campeche.
Nos Ingleses, um dos balneários mais badalados de Florianópolis, a Rua Maria da Conceição ficou completamente alagada. Um vídeo mostra a água invadindo as casas e causando dificuldades para pedestres e veículos utilizarem a via.
Alagamento na principal rua do Campeche, em Florianópolis
GMF/Divulgação
No Sul da Ilha, a Avenida Pequeno Príncipe, principal do Campeche, registrou alagamento. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) orienta os motoristas para evitarem ao máximo as regiões alagadas. Mas em caso de necessidade, é necessário dirigir com atenção redobrada e devagar.
A chuva cai na cidade desde 2h30 desta sexta, conforme a Defesa Civil. Ela é mal distribuída e tem volumes diferentes entre os bairros.
Previsão de chuva até domingo
A Defesa Civil municipal alertou que há previsão de chuva persistente e volumosa até a manhã de domingo (28), principalmente no Norte da Ilha.
Com a previsão, o órgão destacou que a atenção deve ser redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado, e também com as ruas alagadas.
A prefeitura afirmou que disponibilizará maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para auxiliar em caso de alagamentos.
Além disso, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população. Em casos de emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Tromba d’água
Tromba d’água é registrada em praia de Florianópolis
Pela manhã, moradores registraram uma tromba d’água em Florianópolis. O fenômeno foi registrado por moradores em diferentes regiões. Ele aconteceu no mar da praia do Santinho entre 9h e 11h30, segundo o Corpo de Bombeiros, que também divulgou imagens do flagrante (assista acima).
O fenômeno é parecido com um tornado, mas ocorre sobre uma superfície de água, que pode ser de mar ou rio. Ela se forma através de uma nuvem de tempestade. No momento do registro do fenômeno o tempo era instável, com períodos de chuva.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias