Professora ‘abandona’ sala de aula para produzir leite e queijos artesanais em MT


O desafio de Vandecleia era trabalhar em casa para conseguir acompanhar o crescimento dos filhos mas manter uma renda. A produtora ainda conta que começou de maneira informal, para aproveitar o leite e sem a intenção de crescimento
TV Centro América
O dia para a produtora de leite Vandecleia Prochow começa cedo, às 4h da manhã. Com uma área de 30 ha de gado leiteiro, aos poucos a produtora trocou a sala de aula pela fazenda e começou a ter renda para investir na produção de leite durante a semana e na produção de queijo aos finais de semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
“Eu não me identifiquei na época no cenário que em que eu ensinava, e uma das opções era de voltar e começar a olhar o que eu tinha no momento no campo, que era o leite. Comecei a acordar todos os dias às 4h da manhã para tirar leite das vacas”, diz.
A produtora ainda conta que começou de maneira informal, para aproveitar o leite e sem a intenção de crescimento. O desafio de Vandecleia era trabalhar em casa para conseguir acompanhar o crescimento dos filhos mas manter uma renda.
Com uma área de 30 ha de gado leiteiro, aos poucos a produtora trocou a sala de aula pela fazenda
Devanir Gino/EPTV
Atualmente, a família atende feiras fixas e clientes por agendamento. Segundo a ex-professora, a produção diária de queijo na sua fazenda pode chegar de 10 a 15 peças e que se especializou em queijos de longa duração.
“Antes, eu ensinava e hoje, como empreendedora eu busco professores para me ensinar. O mundo do queijo é imenso, hoje eu tenho professores de queijo, assistentes que me ensinam todo o processo de uma boa pasteurização de leite até uma boa produção de queijo” conta.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.