Bebê nasce dentro de casa em meio ao caos da chuva em Mimoso do Sul, no ES


Uma equipe do Samu foi acionada, mas quando chegou ao local o pequeno Adryan já havia nascido. Segundo boletim da Defesa Civil, 17 pessoas morreram na cidade após forte chuva no final de semana. Adryan nasceu dentro de casa em meio ao caos da chuva em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Divulgação
Um bebê nasceu em casa, com ajuda de familiares, na noite de domingo (24), em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, em meio ao caos caudado pelas chuvas no fim de semana. A cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal, com 17 mortes já confirmadas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas quando os socorristas chegaram ao local, o pequeno Adryan já havia nascido com ajuda dos próprios familiares.
Bebê nasce dentro de casa em meio ao caos da chuva em Mimoso do Sul
Divulgação/Samu
De acordo com Coordenadora Operacional Sul do Samu, Mônica Torres, a equipe médica foi acionada às 22h48 na comunidade de Flor Amélia para fazer um parto. O local fica em uma parte alta do município, que não foi afetada pela enchente.
“Quando a equipe chegou ao local, o bebê já havia nascido. A equipe fez os primeiros atendimentos, como corte de cordão umbilical e aspiração. A mãe Adrine e o bebê, que recebeu o nome de Adryan, estão bem. Eles foram encaminhados para o Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), maternidade em Cachoeiro de Itapemirim”, explicou Mônica Torres.
Casa destruída após chuva em Mimoso do Sul, no ES
Mimoso do Sul foi arrasada pela chuva
O cenário na cidade de 24.475 habitantes é de guerra. Além de móveis jogados nas ruas e pertences espalhados com lama pela cidade, carros também apareceram revirados e em cima de muros. Durante o temporal, até um caminhão dos Bombeiros foi levado pela força da água. Em meio à tragédia, falta comida e água. Muitas pessoas foram flagradas procurando alimentos junto da sujeira da lama.
O Exército Brasileiro foi acionado para atuar com ações de recuperação nas cidades destruídas e enviou militares do 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, a Mimoso do Sul. Já a Marinha mandou viaturas, moto aquática e uma embarcação de casco semi-rígido para Mimoso do Sul no domingo (24).
Desde sábado, o governo do estado decretou situação de emergência em 13 cidades do Sul capixaba: São elas: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
LEIA TAMBÉM:
Doação: Saiba como ajudar as vítimas da chuva no ES
Famílias vítimas das chuvas vão receber R$ 3 mil de auxílio no ES; veja quem tem direito
Segundo o último boletim atualizado pela Defesa Civil, às 11h da manhã desta segunda-feira (25), 19 pessoas morreram, sendo 17 em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá. Seis estão desaparecidas e mais de 7,6 mil pessoas tiveram que sair de casa.
Mapa mostra tragédia da chuva no Sudeste do Brasil, Arte Espírito Santo
Wagner Magalhães/ Arte g1
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente-coronel Benicio Ferrari Junior, informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.
“Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos para acessar todas as vítimas”, diz.
Nesta segunda, algumas pessoas ainda estavam ilhadas em várias localidades de cidades do Sul capixaba.
“Com as águas baixando, diminui muito essa demanda por pessoas a serem resgatadas. Tem algumas localidades como Santo Antônio de Muqui, Conceição de Muqui, Ponte de Itabapoana, esses locais ainda estão com dificuldade de acesso por terra então a gente manteve bastante ontem algumas ações de busca e salvamento”, explicou o coordenador.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A Polícia Civil chegou a montar uma força-tarefa para identificação das vítimas que morreram nas enchentes em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. Agora, os corpos estão sendo levados para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, onde serão reconhecidos.
Ainda nesta segunda, os trabalhos estão voltados para a ajuda humanitária e em fazer com que água e comida chegue até as pessoas. Uma rede de solidariedade se formou. Veja aqui como ajudar as vítimas da chuva no Sul do estado.
Pessoas recolhendo alimentos sujos de lama após chuva forte em Mimoso do Sul, Espírito Santo
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Em um lar de idosos, cinco pessoas morreram. Segundo representantes da Casa Reviver, as vítimas são pessoas com deficiência, com idades entre 19 e 55 anos, que estavam em uma das casas inclusivas.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.