Inmet emite alerta de ‘perigo potencial’ para chuvas intensas em Ubatuba e cidades do Vale próximas ao Rio de Janeiro


Alerta emitido neste domingo (24) é válido até esta segunda-feira (25), às 10h. Alerta do Inmet neste domingo (24)
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (24) um alerta de “perigo potencial” de chuvas intensas em Ubatuba, no Litoral Norte, e em algumas cidades do Vale do Paraíba mais próximos à divisa com o estado do Rio de Janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte que está neste alerta, emitido às 9h26 deste domingo (24) e válido até 10h desta segunda-feira (25). Os municípios do Vale do Paraíba que estão neste alerta são:
Areias
Arapeí
Bananal
Cunha
Queluz
São José do Barreiro
Outras cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos e Taubaté, não estão neste alerta, assim como as outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião).
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o acumulado de chuva em Ubatuba nas últimas 24 horas foi de 39mm. Em São Sebastião e Caraguatatuba, foi de 55 mm. Por causa do alto volume de chuvas, a Serra Antiga da rodovia dos Tamoios foi interditada temporariamente neste domingo (24).
O alerta do Inmet é de nível amarelo, classificação que aponta a previsão de ‘perigo potencial’. Há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Segundo o alerta, existe ainda um risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As orientações do Inmet para situações assim são as de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, além de, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.