Chuva deixa desabrigados e afeta estradas e áreas rurais de Nova Friburgo, no RJ


Cidade está em estágio de atenção. A Defesa Civil não registra chuvas fortes desde a noite de sexta-feira (22). Plantações e estradas foram afetadas pela chuva em Nova Friburgo. Estrada na foto fica na localidade de Rio Bonito
Reprodução redes sociais
As fortes chuvas que atingiram a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, geraram transtornos nas áreas rurais da cidade, principalmente no 3º distrito (Campo do Coelho), e em localidades como Salinas e São Lourenço.
Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, às 12h30 deste sábado (23), 14 pessoas estão desabrigadas e uma pessoa desalojada.
A cidade está em estágio de atenção, que é quando as ocorrências são suportáveis e a situação está sendo monitorada com a possibilidade de acionamento das sirenes e abertura de pontos de apoio.
A Defesa Civil informou ao g1 que em Nova Friburgo não chove forte desde a noite de sexta-feira (22), por volta das 21h.
Durante a noite de sexta até a tarde de sábado, houve chuva fraca em alguns pontos da cidade e, ocasionalmente, uma chuva moderada, mas que não se prolongou.
O acumulado de chuva nas últimas 24h está em 49,4mm, segundo o último boletim divulgado.
As principais ocorrências registradas pela Defesa Civil foram:
Inundação na Ponte da Saudade com duas pessoas (mãe e filha), um cachorro e um gato desabrigados. As vítimas estão no abrigo da Via Expressa. O imóvel foi interditado preventivamente e será reavaliado após o período de chuvas;
Inundação em Lumiar. O Ponto de Apoio da Escola Municipal Acyr Spitz foi aberto, mas não houve procura;
Alagamento e queda de barreira em alguns pontos da estrada de acesso a Rio Bonito, no distrito de Lumiar;
Inundação em Salinas e nas proximidades (terceiro distrito, área rural). Doze pessoas estão desabrigadas no Ponto de Apoio da Creche Vovó Dolores, sendo seis adultos e seis crianças. Há também uma pessoa desalojada que encontra-se na casa de parente.
Área rural e estradas afetadas
O g1 recebeu diversos registros de moradores das áreas afetadas na cidade. No terceiro distrito, diversas localidades como baixada de Salinas, Centenário, São Lourenço, os produtores rurais tiveram grandes perdas nas plantações.
Em média, 60 produtores foram afetados e a lavoura de seis deles foi perdida completamente.
Na região da baixada de Salinas, a perda foi de 15 hectares de alface, milho, couve e brócolis; em Santa Cruz e Centenário 10 hectares de salsa, alface, couve e brócolis; e em Patrocinio, 12 hectares de milho, couve, salsa e alface.
Já na zona rural do 7º distrito (Lumiar), moradores de Rio Bonito e Macaé de Cima relataram os problemas deixados pela chuva.
Em Rio Bonito, partes de uma estrada que cedeu e alguns deslizamentos também foram registrados. Com as barreiras, as vias ficaram sem acesso e três pessoas passaram a noite ilhadas em um ônibus da empresa Nova Faol. A informação foi confirmada pelo g1.
Segundo a Nova Faol, o motorista e dois passageiros estavam no veículo quando a estrada ficou sem passagem. Sem sinal para avisar sobre o ocorrido, os três optaram por permanecer dentro do transporte público por considerar o local mais seguro. Na manhã de sábado, eles conseguiram fazer contato e sair do veículo. Equipes da subprefeitura de Lumiar atuaram na limpeza das barreiras.
Já em Macaé de Cima, localidade de Lumiar, a preocupação foi com o nível do Rio Macaé que transbordou em alguns pontos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.