Moradores de condomínio reclamam de infestação de cobras peçonhentas em Piracicaba


Pessoas que vivem no local relatam que os animais se reproduzem em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima ao residencial, onde há acúmulo de lixo. Moradores reclamam de aparecimento de cobras em condomínio de Piracicaba
Moradores de um condomínio no bairro Parque Orlanda I, em Piracicaba (SP), reclamam do aparecimento de cobras peçonhentas nas ruas do entorno e dentro do residencial.
Eles relatam que os animais estão se reproduzindo e saindo de uma Área de Preservação Permanente (APP), que atualmente sofre com o acúmulo de lixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Cláudia, a sindica relata que o problema perdura há meses. Apenas na última semana, três cobras foram encontradas dentro do residencial, sem contar as que são vistas em ruas do entorno.
“Estão aparecendo muitas. E são filhotes de jararaca, [cobra] coral… Cobras que são perigosas e venenosas”, explica.
Cobras peçonhentas são encontradas condomínio próximo a uma Área de Preservação Permanente da Parque Orlanda I, em Piracicaba (SP).
Reprodução/EPTV
A origem do problema estaria na área de preservação, que está repleta de lixo. Uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, foi até o local e registrou imagens de um matagal com acumulo de despejos.
O ambiente acabou se tornando propício para o aparecimento das cobras, além de outros animais peçonhentos e transmissores de doenças, como escorpiões e o mosquitos da dengue.
LEIA TAMBÉM
Piracicaba confirma 1.068 casos de dengue em sete dias e ultrapassa total de confirmados em 2023
Matagal com acúmulo de lixo pode ser causa do aparecimento dos animais peçonhentos.
Reprodução/EPTV
Risco para adultos e crianças
Cláudia afirma que orienta e alerta os moradores, especialmente famílias com crianças, sobre o risco e aparecimento dos répteis. Conta que sempre envia fotos dos animais encontrados em um grupo em uma rede social.
Cássia Oliveira, residente do condomínio há oito meses, está preocupada com o aparecimento das cobras na região. Mãe de cinco filhos, relata que quando as crianças estão seguindo pela calçada para ir ao colégio, por vezes, percebem a presença de cobras na grade que divide o asfalto com a APP.
A moradora teme os animais ataquem alguma criança. “É perigoso. Pode acabar picando uma criança, matando uma criança. Até porque, cobra é venenosa, né?”, indaga.
Cássia Fernandes se preocupa com o aparecimento de cobras no condomínio.
Reprodução/EPTV
Alta de acidentes com animais peçonhentos
Esse não é um problema novo em Piracicaba. Em 2023, a região bateu recorde de acidentes com animais peçonhentos. De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, foram 5,3 mil ataques por animais venenosos, representando um aumento de 90% em relação a 2022. Ao todo, 71 destas ocorrências correspondem a picadas de serpentes.
O pesquisador científico do Museu Biológico do Instituto Butantan e especialista em répteis e anfíbios, Giuseppe Puorto, explica que o crescimento das cidades e a perda de vegetação natural contribui para que todos os animais comecem a aparecer no nosso entorno — inclusive as cobras.
Giuseppe Puorto, especialista do Instituto Butantan, afirma que a proliferação das cobras se deve a diminuição do habitat natural e as mudanças climáticas.
Reprodução/EPTV
“Conforme ela [a área florestada] vai diminuindo, as serpentes e todos os animais silvestres começam a ter problemas de sobrevivência. Então, eles precisam se movimentar muito mais a procura de abrigo e alimento”, afirma.
Além da diminuição do habitat natural, as temperaturas mais altas e o acumulo de lixo podem estar contribuindo com a proliferação dos animais.
O que diz a prefeitura
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba afirma que o lixo está sendo jogado em um local de descarte irregular e que a limpeza da Área de Preservação Permanente (APP) acontece com regularidade. Informou também que uma equipe irá ao local para averiguar a altura do mato, e realizar o corte.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.