Saiba como será o outono nas cidades do Vale do Paraíba e região


Com o enfraquecimento do fenômeno El Niño e fim do verão, temperaturas devem ter uma queda ao longo dos próximos meses. O tempo também vai ficar mais seco. Outono será de temperaturas mais amenas e chuvas mais escassas no Vale do Paraíba e região
Sergio Louruz/SMAMUS PMPA
O outono começou nesta quarta-feira (20) e promete diminuir as temperaturas ao longo dos próximos meses no Vale do Paraíba e região. A estação, conhecida por ser a transição entre o verão e o inverno, se estende até às 17h51 do dia 21 de julho.
Além disso, o outono – conhecido por ser um período de transição entre o verão e o inverno – também costuma ter chuvas mais escassas, o que aumenta os dias de tempo seco.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Outono começou oficialmente na madrugada desta quarta-feira
Queda das temperaturas e tempo mais seco
Antes de falar sobre o panorama geral do outono, é preciso lembrar como serão os primeiros dias da estação. Entre esta quarta (20) e quinta-feira (21), a previsão é de temperaturas altas, ainda influenciadas pelo sistema de pressão que causou a recente onda de calor.
São José dos Campos e Taubaté tem máximas previstas que podem chegar a 34°C na quinta. No Litoral Norte, os termômetros podem bater 36°C em Caraguatatuba.
Entre o fim de tarde e noite de quinta, porém, está prevista a chegada de uma frente na região. Segundo os meteorologistas, essa condição vai provocar uma queda nas temperaturas (Caraguatatuba deve chegar a no máximo 26°C) e temporais na sexta-feira.
São José dos Campos, no Vale do Paraíba
Divulgação/PMSJC
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de até 150 milímetros de chuva em um período de 24 horas, principalmente no litoral.
Mas, de forma geral, a tendência é de temperaturas mais amenas na região. Isso por conta do fim do verão, estação mais quente do ano, e do enfraquecimento do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e aumenta o calor.
Entre abril e maio, há ainda a tendência de chuvas mais escassas e tempo mais seco, segundo previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Até o final de março ainda deve ter as pancadas de chuva, mas a partir de abril o tempo seco já vai se estabelecendo. Vamos ter uma frequência maior de passagem de frentes frias, que também trazem algum refresco. Assim as temperaturas vão ficando mais amenas ao longo dos próximos meses
Veja como será o outono na região
Novo fenômeno no segundo semestre
Ainda de acordo com o Cemaden, após a perda de força do El Niño está prevista a atuação de um novo fenômeno no país, a La Niña, que vai provocar consequências também no Vale do Paraíba.
Esse fenômeno, que vai atuar no segundo semestre do ano, consiste no esfriamento das águas do Oceano Pacífico e queda nas temperaturas. Apesar disso, tem como consequência também o aumento de temporais.
Os episódios com chuvas um pouco acima da média e eventos extremos têm maior probabilidade de acontecer (no segundo semestre). É preciso ter atenção no litoral, por conta da maior interação dos ventos que vem do oceano e causam mais chuva, e também em situações de risco do Vale do Paraíba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.