Boa Vista decreta estado de emergência devido à forte seca e estiagem em 2024


Decreto foi publicado do Diário Oficial do Município, cita os efeitos do El Niño e abrange áreas da agricultura, meio ambiente, defesa civil e serviços públicos. Agora, Roraima passa a ter 10 dos 15 municípios em situação de emergência. Seca atinge Rio Branco, principal rio de Roraima, e Boa Vista decreta estado de emergência
Ronny Alcantara/Rede Amazônica
A prefeitura de Boa Vista decretou estado de emergência em Boa Vista devida à forte seca e a estiagem que atinge Roraima. O decreto, que abrange as áreas da agricultura, Defesa Civil, Serviços Públicos e Meio Ambiente, foi assinado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) e publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18).
Com a capital em situação de emergência, Roraima passa a ter 10 dos 15 municípios em situação de emergência. Atualmente, o estado enfrenta o período seco. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.
Responsável pelo abastecimento de água potável na capital, o Rio Branco, principal rio de Roraima, atingiu a marca de 32 centímetros negativos, o menor menor nível registrado em 2024. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.
Uma das metas do decreto de emergência é “viabilizar as condições de armazenamento de água potável em caixas d’água e cisternas para consumo humano” na capital.
Em atualização*
Adicionar aos favoritos o Link permanente.